Soja Mercado Externo: redução da demanda chinesa por soja e derivados pressiona os preços da oleaginosa

  • 25/05/2022
  • 1
  • Categoria(s): Mercado da Soja |

Cotação da Soja

A diminuição da demanda da China por óleo de soja em meio aos bloqueios contínuos da COVID teve um impacto de baixa nos preços no complexo de soja dos EUA nesta quarta-feira (25). Sendo assim, os contratos de jul/22 a jan/23 contabilizaram perdas de -0,25% a -0,71%. Confira:

Os preços da soja tiveram perdas significativas hoje na Bolsa de Chicago depois que as preocupações com a demanda na China derrubaram os preços. Os contratos do farelo de soja tiveram perdas semelhantes, enquanto os preços do óleo de soja caíram mais de 1,5%.

A China enfrenta mais uma onde de contágio da Covid-19 e neste sentido, tem criado novos bloqueios para evitar a disseminação ainda maior da doença, fator este que prejudica a demanda pelos derivados de soja. Incluindo a importação de óleo de soja, produto qual o país é o importador número 1 do mundo. Os restaurantes respondem por aproximadamente metade do consumo anual da China, de 17 milhões de toneladas. A demanda por óleo de soja caiu 15% em abril em relação às médias pré-Covid.

Enquanto isso na Índia, foi divulgada uma previsão de baixa de 11 anos para as importações de óleo de palma da noite para o dia, devido em grande parte às proibições de exportação da Indonésia, mas também aos preços mais competitivos (preços mais baixos) do óleo de soja. A Índia é o maior importador de óleo comestível do mundo e durante a madrugada desta quarta (25), anunciou que eliminaria os impostos sobre os óleos de soja e girassol a serem importados para o país.

As notícias são otimistas para os futuros do óleo de soja nos EUA, mas as preocupações com as calmarias da demanda da Índia por óleo de palma se somam às preocupações persistentes da demanda sobre a China em meio aos bloqueios contínuos da COVID. A incerteza em torno das últimas políticas de exportação de óleo de palma da Indonésia, principal exportador, ajudou a limitar as perdas.

Antes do relatório de exportação do USDA desta quinta-feira de manhã, os analistas acham que a agência mostrará vendas de soja na média de 800 mil tons para a semana que termina em 19 de maio. 30.000 toneladas de vendas de óleo de soja.

 

Veja Mais
Soja Mercado Externo: plantio da soja vai a 98% nos EUA, preços sobem nesse começo de semana
Soja Balanço Semanal: preços recuam forte no Brasil e na Bolsa de Chicago
Soja Brasil: preços domésticos recuam com pressão em Chicago e queda no dólar
Soja Mercado Externo: queda no trigo e milho enfraquece os preços da soja
Caso de ferrugem asiática em soja é confirmado em Rio Verde (GO)

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo