Trigo Brasil: baixa oferta doméstica e alta nos preços mundiais alavancam as cotações do trigo

  • 25/05/2022
  • 1
  • Categoria(s): Mercado de Trigo |

Cotação do Trigo

Preço do cereal brasileiro voltou a disparar nos últimos dias, renovando as máximas nominais nas regiões acompanhadas pelo Cepea – no Rio Grande do Sul, especificamente, as médias atuais são recordes reais. Confira também como está o andamento da safra de trigo 2022 do Paraná:

A cotação do lote do trigo brasileiro PH 78 acima já registra patamares na casa de R$ 2.200 no Rio Grande do Sul e R$ 2.300 por tonelada FOB no Paraná, o que representa uma valorização mensal de 15,8% e 17,9%, respectivamente.

A alta nos preços do cereal se deve pela baixa oferta doméstica, menor produção na Argentina e na Ucrânia e por preocupações quanto à menor oferta mundial, cenário este que tem mantido os preços em níveis recordes na Bolsa de Chicago.

De acordo com análise dos colaboradores do Cepea, o movimento de alta vem sendo verificado mesmo diante da desvalorização do dólar frente ao Real, que favorece a importação, assim como, por informações indicando maior safra na Rússia.

Enquanto isso no campo, com a chegada de uma forte frente fria na semana passada, os produtores estiveram em alerta, mas, no Paraná. Contudo, os indicativos são de que as baixas temperaturas registradas no período favoreceram as lavouras de trigo, à medida que ajudaram no controle de pragas e de plantas invasoras.

De acordo com o levantamento semanal do Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná), até o dia 23 de maio, o plantio do trigo havia alcançado 53% com um avanço de 10% em uma semana.

As condições de desenvolvimento são boas em 99% da área semeada, enquanto 1% das lavouras está em situação média.

As plantas em desenvolvimento vegetativo correspondem 74%, enquanto que as áreas em germinação são de 26%.

Veja Mais
Trigo Argentina: semeadura de trigo perde mais 100 mil hectares por falta de água
Trigo Mercado Externo: preços continuam recuando com avanço da colheita dos EUA
Trigo Brasil: mercado continua lento com os produtores focados no plantio
Futuro: Brasil tem potencial para suprir demanda global de trigo, diz Embrapa
Trigo Balanço Semanal: trigo recua forte em Chicago, mas alta do dólar mantem cereal elevado no Brasil

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo