Soja Brasil: colheita de soja ultrapassa os 13% no Mato Grosso com o clima favorável, aponta Imea

  • 26/01/2022
  • 1
  • Categoria(s): Mercado da Soja |

Cotação da Soja

No Paraná, os dados do Departamento de Agricultura Rural (Deral), reportaram que a colheita também avançou para 8%, mas apenas 36% das lavouras ainda em campo se encontram com qualificações boas ou excelentes. Confira:

A colheita de soja da safra 2021/22 chegou a 13,3% da área total estimada no Estado do Mato Grosso, beneficiada pelo clima e o aumento de lavouras prontas para a retirada de grãos, os dados estão presentes no último relatório do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na última segunda (24).

Os trabalhos estão bem mais avançados em relação aos 2,23% registrados no mesmo período do ciclo anterior, quando a safra atrasou após um plantio mais lento em função da falta de chuvas.

Além disso, o Imea também apontou que a colheita está ligeiramente acima da média histórica para o período, de 13,2%.

Apesar de chuvas acima da média em semanas anteriores, as condições climáticas se estabilizaram e têm contribuído com a entrada das máquinas nos campos.

No Paraná, o Deral também informou ontem (25), por meio do seu boletim semanal de acompanhamento da safra, que a colheita de soja chegou a 8% no Estado. Enquanto isso, das lavouras que ainda seguem sendo cultivadas, 25% estão em fase de maturação, 60% em frutificação, 12% em floração e 3% em desenvolvimento vegetativo.

Nas qualificações, 36% das áreas apresentavam boas a excelentes condições, 33% regulares e 31% ruins.

Com relação ao mercado de exportação, dados levantados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) na última segunda-feira (25), apontaram que o Brasil exportou 115,27 mil toneladas de soja por dia até a terceira semana de janeiro, volume menor do que o observado nas semanas anteriores, mas que ainda representa expressiva alta ante a média diária de 2,47 mil toneladas vista no primeiro mês de 2021.

No início deste ano, o maior produtor e exportador global da oleaginosa chegou a embarcar 150,8 mil toneladas do grão por dia ao exterior. Até a semana passada, a média diária estava em 124,28 mil toneladas.

Enquanto isso, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estimou que as exportações de soja do Brasil devem alcançar 3,39 milhões de toneladas em janeiro, com uma queda na projeção ante os 4,32 milhões apontados na semana anterior.

No primeiro mês do ano passado, quando a oferta do grão foi limitada por estoques de passagem mais restritos e colheita tardia, o Brasil embarcou somente 53,6 mil toneladas.

Veja Mais
Soja Mercado Externo: redução da demanda chinesa por soja e derivados pressiona os preços da oleaginosa
Soja Brasil: queda no dólar afasta compradores e negócios atuam lentos para a soja
Soja Mercado Externo: após operar em alta, soja recua por conta da queda nas inspeções de exportações
Soja Balanço Semanal: dólar mais baixo pressiona os preços da soja no mercado físico brasileiro
Soja Brasil: preços recuam na B3 depois de dias consecutivos de ganhos

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo