Fatores Climáticos: Meteorologia alerta para geada no Sul e granizo em todo Centro-Oeste

  • 06/10/2021
  • 1
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

Fatores Climáticos

Ainda segundo a previsão do tempo, chuva com trovoadas estão concentradas e devem atingir a região Norte até o Sudeste. Confira também os mapas de precipitação acumulada, estiagem e disponibilidade de água no solo dos últimos dias:

As instabilidades aumentam no oeste da região Sul, novamente atingindo o meio oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná, no decorrer desta quinta-feira, 7, por conta de cavados e formação de uma baixa pressão entre o oeste da região Sul e o Paraguai. Já no Rio Grande do Sul, para de chover e uma massa de ar frio e seco predomina, o que gera risco de geadas na Campanha Gaúcha. Chuva com trovoadas estão concentradas à tarde entre a região Norte até o Sudeste. O tempo fica encoberto com chuvas frequentes e altos volumes no litoral de São Paulo devido à entrada de umidade e uma rápida frente fria que avança na costa do Sudeste, o que provoca queda das temperaturas; já na capital e no interior, antes da chuva chegar, a temperatura sobe devido aos ventos de norte que são mais quentes.

Segundo a previsão do tempo, ainda há risco de trovoadas fortes com granizo no Sul e zona da mata de Minas Gerais, norte de SP e norte de Mato Grosso e em parte de Mato Grosso do Sul. “A primavera é a estação com maior ocorrência de granizo já que a atmosfera está passando nesse período por uma fase de transição entre o inverno que é seco e frio, para o verão que é quente e úmido”, explica Desirée Brandt, meteorologista. O tempo só fica completamente firme no interior do Nordeste. Há previsão de chuvas rápidas apenas entre Salvador e Natal.

A tendência é que a chuva aumente entre o oeste do Paraná e do Rio Grande do sul até o sábado, 9, devido ao avanço de uma área de baixa pressão atmosférica, o que gera alerta de granizo e fortes temporais. Chuva forte e frequente no Paraná e Mato Grosso do Sul até o fim de semana. No leste de São Paulo e do Rio de Janeiro, a entrada de ventos úmidos frequentes deixa o céu encoberto com chuva a qualquer momento e temperaturas baixas. A chuva aumenta em todo o estado de São Paulo, Minas Gerais, sul de Goiás, Mato Grosso do Sul entre os dias 10 e 14 de outubro, neste mesmo período, fortes temporais atingem a região Sudeste, o Paraná e Mato Grosso do Sul, com risco de fortíssimas trovoadas, altos volumes de chuva e eventual granizo. Confira como deve ficar o feriado em São Paulo e Rio de Janeiro.

MAPA DA PRECIPITAÇÃO

MAPA DA PRECIPITAÇÃO ACUMULADA

MAPA DA ESTIAGEM AGRÍCOLA

MAPA DA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA NO SOLO

CONDIÇÕES PARA MANEJO DO SOLO

PREVISÃO DA PRECIPITAÇÃO PRÓXIMOS MESES

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido com informações do Canal Rural / INMET / Agritempo.

Veja Mais
Black Friday se espalha por todos os setores da economia brasileira
Panificação: como utilizar a gestão de pessoas para construir equipes mais felizes e eficientes
PIB menor, inflação maior: Itaú revisa projeções para economia brasileira
Petróleo cai forte, pressiona as commodities e complexo soja tem 6ª feira de baixas em Chicago
Após 2 décadas, Brasil faz exportação experimental de leite para China

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo