Fatores Climáticos: Previsão do tempo indica sexta-feira com bastante chuva no Brasil

  • 04/03/2021
  • 0
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

Fatores Climáticos

De acordo com a Somar Meteorologia, algumas regiões podem receber até 70 milímetros em um único dia, além de existir risco de granizo. Veja mais detalhes:

Sul

A frente fria se forma e ajuda a organizar a chuva ao longo do dia. Deve chover a qualquer hora do dia entre períodos nublados. São esperados grandes acumulados desde a metade norte gaúcha até todo o Paraná. Destaque para as capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, onde também tem chuva forte, com raios e queda de granizo.

A área preferencial para chuva mais pesada é o norte paranaense, com risco para mais de 70 mm de chuva, mas não estão descartados transtornos como alagamentos, transbordamentos e quedas de árvores em outras áreas. Somente na metade sul do Rio Grande do Sul é que as pancadas são mais isoladas, atingindo apenas uma ou outra cidade.

Por fim, as rajadas de vento passam de 50 km/h na faixa leste da região e em todo o Paraná. As temperaturas ficam mais amenas do nordeste do Rio Grande do Sul ao leste do Paraná.

Sudeste

Tem previsão de chuva a qualquer hora do dia entre períodos nublados especialmente do centro ao oeste paulista e cidades mais próximas ao Paraná, no geral, com condição para transtornos em áreas de risco, como deslizamentos de terra, inundações e transbordamento de córregos.

Em outras áreas de São Paulo, oeste e metade sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro, a chuva pode vir também de forma intensa com rajadas de vento de mais de 60 km/h. As precipitações, mesmo que intensas, são de maneira mais isolada, atingindo uma ou outra cidade na metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Atenção aos riscos de queda de granizo nesses três estados.

Uma massa de ar mais seco mantém o tempo firme no Espírito Santo, centro, leste e norte de Minas e norte fluminense.

Já as temperaturas ficam mais baixas do centro ao oeste de São Paulo, e nas demais áreas faz calor, inclusive na capital carioca.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul e o sudoeste do Mato Grosso têm condição para chuva desde cedo, de forma intermitente e com volumes bastante expressivos, inclusive na capital Campo Grande. Além disso, há condições para rajadas de vento de mais de 60 km/h, e a temperatura não consegue subir tanto em relação aos dias anteriores.

Em Mato Grosso, Distrito Federal e grande parte de Goiás, a previsão é de períodos de sol, mas ocorrem pancadas de chuva até o fim do dia, com sensação de calor. Tempo firme apenas no extremo nordeste de Goiás.

Nordeste

Os temporais com acumulados elevados prosseguem no Maranhão, no norte do Piauí e no norte do do Ceará. Ressalta-se que no Rio Grande do Norte e no leste da Paraíba, os volumes de chuva também são elevados, com riscos para transtornos também.

Em outras áreas do sertão, agreste e litoral leste, a maior parte do dia será marcada por sol entre nuvens, calor e chuvas de fim de tarde.

Por fim, uma massa de ar mais seco inibe a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo bastante firme na Bahia, com bastante calor e umidade do ar baixa no meio da tarde.

Norte

A previsão é de pancadas de chuva em grande parte da região. Destaque também para precipitações constantes e volumosas no norte do Pará e do Amapá, com potencial para transtornos, como alagamentos.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola

 

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Fatores Climáticos: Vai ter chuva para o milho segunda safra até maio?
Economia: Dólar mostra volatilidade com atenção a Brasília e exterior
Economia brasileira está se reerguendo, mas precisa da vacinação em massa, diz Guedes
Fatores Climáticos: região Nordeste segue com a previsão de fortes temporais
Impressionante! Canal de Suez - navio desencalha e volta a navegar após 6 dias

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo