Agronegócio: PIB do Brasil cai 4,1% em 2020 mas agropecuária cresce 2%, diz IBGE

  • 03/03/2021
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agronegócio Brasileiro

Segundo o instituto, o bom desempenho do setor foi puxado pelo aumento de produtividade da agricultura, que compensou perdas na pecuária e pesca. Confira:

A pandemia da Covid-19 levou o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ao menor nível da série história do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que começou em 1996. A economia nacional recuou 4,1%, para R$ 7,4 trilhões. Na contramão dos demais setores, no entanto, a agropecuária cresceu 2%.

De acordo com o IBGE, o crescimento da agropecuária brasileira no ano deve-se ao ganho de produtividade da agricultura, que suplantou o fraco desempenho da pecuária e da pesca, com destaque para soja (alta de 7,1%) e o café (crescimento de 24,4%), que alcançaram produções recordes na série histórica.

Mais dados do PIB

O PIB per capita alcançou R$ 35.172 em 2020, queda de 4,8% em termos reais. Essa também foi a menor taxa da série histórica, segundo o IBGE.

Frente ao terceiro trimestre do ano passado, na série com ajuste sazonal, o PIB teve alta de 3,2% no quarto trimestre de 2020. Os setores de indústria e serviços cresceram 1,9% e 2,7%, respectivamente, enquanto a agropecuária recuou 0,5%.

Em relação ao quarto trimestre de 2019, o PIB caiu 1,1% no último trimestre de 2020. Foram registrados resultados negativos na agropecuária (-0,4%) e nos serviços (-2,2%), enquanto a indústria cresceu 1,2%. No agro, destaque para as quedas em produtos cujas safras são significativas no quarto trimestre, como a laranja (-10,6%) e o fumo (-8,4%).

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Canal Rural

 

Veja Mais
Melhoramento Genético: Nordeste do Brasil abriga valiosos centros de melhoramento de cana
‘Alta no preço do leite não reflete rentabilidade para o produtor’
Defensivos Agrícolas: 2 projetos que estão na Câmara precisam de harmonia, diz CNA
Agronegócio Brasileiro: Colheitômetro mede em tempo real produção e valor da agricultura do país
Morte Fria! Porque a geada é tão temida pelos produtores rurais?

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo