Agronegócio Brasileiro: potência que pode dobrar de valor e tamanho até 2025

  • 01/03/2021
  • 0
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agronegócio Brasileiro

Segundo estudos, a meta é dobrar o tamanho da produção e trazer o valor do agronegócio para 3,5 trilhões de reais. Saiba mais:

O agronegócio brasileiro tem grande representatividade no cenário global. O país é o terceiro maior na produção de alimentos do mundo, podendo ser classificado em primeiro até 2025. O esperado para 2021 é que o Produto Agrícola Bruto (VBP) atinja a marca recorde de mais de 1 trilhão de reais.

O Agro é um dos setores da economia brasileira que mais cresceu e se desenvolveu nos últimos anos. De janeiro a novembro de 2020, houve um aumento de 19,66%.

José Luiz Tejon, professor e escritor, disse que “Nossa meta é dobrar o tamanho do agro e fazer ele chegar em um valor de R$ 3,5 trilhões em dez anos. Podemos fazer isso com a integração de agricultores, Embrapa, agroindústria e comércio. O agro é patrimônio do Brasil”.

Exportações e empregabilidade:

Um estudo divulgado pelo Centro de Pesquisa Avançada de Economia Aplicada – (Cepea / Esalq / USP) mostra o desempenho do agronegócio, na criação de novas oportunidades de emprego, no terceiro trimestre de 2020 foi um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior. A participação do setor em contratações chega a 20%.

O levantamento significa um acréscimo de 217 mil pessoas e o total de pessoas empregadas neste setor foi de 16,94 milhões. Na mesma comparação, o número de empregados no Brasil está na direção oposta, uma queda de 1,06%, ou seja, mais de 883 mil pessoas.

Já nos últimos dez anos, o setor do agronegócio tornou-se cada vez mais importante e responde por grande parte da economia. De 2011 a 2020, o valor de exportações do setor é de próximo a 1 trilhão de dólares e a balança comercial do setor é de 800 bilhões de dólares. As exportações não afetam apenas a renda e a capacidade de investimento dos produtores, mas também os preços internos, que em muitos casos começam a refletir os valores externos.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

 

Fonte: Click Petróleo e Gás

 

 

Veja Mais
Melhoramento Genético: Safra 21/22 deve ter nova geração de sementes no campo
Defensivos Agrícolas: Mercado de defensivos agrícolas sobe no Brasil
Segurança Alimentar: ‘Aumento dos preços dos alimentos tem impacto maior nos países mais pobres’
Agricultura de Precisão: Quais os desafios para a agricultura no futuro?
Fatores Climáticos: Onda de frio se aproxima e temperatura pode ficar abaixo de 5 graus

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo