Fatores Climáticos: Fim de semana terá temporais no Sul, Nordeste e parte do Centro-Oeste

  • 08/01/2021
  • 0
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

Fatores Climáticos

Segundo a meteorologia, o Sudeste e o Norte também terão volumes acumulados de chuvas maiores no domingo. Confira a previsão!

O fim de semana promete ser bastante chuvoso para boa parte do país. Segundo a meteorologia há chance para temporais em parte da região Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Atenção também para os maiores acumulados que ocorrem no Sudeste e Norte do país.

Confira abaixo a previsão do tempo completa com dados da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A sexta-feira terá chuvas em toda a faixa centro-leste do Paraná, e há também chances de garoas leves e manchadas no noroeste do estado, assim como em toda Santa Catarina. O Rio Grande do Sul tende a ter um dia mais seco e com bastante calor durante a tarde, devido um sistema de alta pressão atmosférica e inibe a formação de nuvens de chuva, garantindo assim, um dia com bastante sol e tempo firme.

No sábado a tendência é que toda a faixa central do Paraná, de norte a sul, tenha chuvas mais volumosas, nos extremos leste e oeste o tempo deve ficar firme. Em Santa Catarina as chuvas também afetam a parte central, deixando os extremos laterais com tempo firme. No Rio Grande do Sul as instabilidades devem atingir o norte do estado e uma pequena parte do sul.

No domingo, segue chovendo entre o Paraná e Santa Catarina e o tempo instável retorna também à grande parte do Rio Grande do Sul. A chuva ainda ocorre de forma localizada, mas onde cai, vem acompanhada por raios, ventos moderados e eventual queda de granizo. O tempo firme predomina somente na região sul do Rio Grande do Sul.

SUDESTE

Nesta sexta-feira as chuvas se espalham por quase toda a região. Em São Paulo há previsão de chuvas em todas as áreas de soja, sendo que os maiores acumulados ocorrem na parte leste. Em Minas Gerais somente o extremo nordeste não terá chuvas, o restante do estado terá chuvas manchadas e na maioria dos casos com baixos acumulados.

No sábado as chuvas seguem atuando sobre boa parte das áreas de soja de São Paulo, mas o extremo sul do estado pode ter tempo mais firme. Em Minas Gerais, as chuvas seguem manchadas, mas no noroeste e sudeste do estado os volumes acumulados podem ser grandes.

No domingo os temporais continuam pelo Sudeste, e as chuvas podem ocorrer logo pela manhã entre Minas Gerais e São Paulo, mas é durante a tarde que elas ganham força e se espalham por toda a região. Os volumes de chuva são bem elevados entre o leste e o norte de São Paulo, na maior parte de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte.

CENTRO-OESTE

A sexta-feira começa ensolarada e muito quente no Centro-Oeste, novamente os termômetros disparam e os índices de radiação ultravioleta ficam altos. Como todo o calor, as pancadas de chuva ganham força no decorrer do dia em parte de Mato Grosso do Sul. Já em Goiás e em Mato Grosso a chuva ocorre mais nos períodos da tarde e da noite, na forma de temporais isolados de curta duração.

O sábado chega com pancadas mais fortes de chuva em Goiás. As chuvas ocorrem em pontos isolados, ganhando intensidade à tarde, com riscos de temporais, com rajadas de vento e raios. Atenção aos volumes de chuva elevados no sudeste de Mato Grosso e em Goiás.

No domingo é a vez da chuva aumentar no sul de Mato Grosso, inclusive em Cuiabá, já os temporais continuam sobre Goiás e Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, sol, tempo abafado e muito quente, com pancadas rápidas de chuva à tarde, em forma de temporais com trovoadas.

NORDESTE

Nesta sexta-feira a previsão é de tempo firme nas áreas de soja da Bahia. No Maranhão há manchas de chuvas no leste, nordeste, noroeste e sul, mas elas não se conectam e são de baixos acumulados. No Piauí as instabilidades pontuais afetam uma parte do centro-leste do estado.

No sábado há previsão de chuvas no oeste da Bahia, com grandes acumulados na divisa do estado. Entretanto, as instabilidades não passam de Barra, que terá tempo firme assim como as áreas dali para o leste. No Maranhão as chuvas devem afetar toda a parte sul do estado, com grandes chances de temporais. Também chove na parte oeste do estado. Já o Piauí terá temporais no sul do estado e boas chuvas na parte central.

No domingo a chuva aumenta na Bahia, com chances para fortes temporais entre a tarde e principalmente a noite no interior do estado. Também chove forte entre o Piauí e o Maranhão.

NORTE

A sexta chega com tempo firme na maior parte de Tocantins e no sudeste do Pará, com destaque para as altas temperaturas e a baixa umidade do ar no meio da tarde. Já na maior parte da região Norte chove ao longo do dia, na forma de temporais. No Amapá e no norte do Pará ainda tem a formação de nuvens carregadas nessas áreas. Os maiores acumulados de chuva nesse dia ocorrem no centro ao norte do Amazonas e do Pará e nos estados de Roraima e do Amapá, mas não se descartam demais danos nas demais localidades.

No sábado chove em toda a região Norte. As chuvas começam pela manhã em pontos isolados e ocorrem em todas as áreas durante a tarde e à noite. Há riscos de temporais mesmo que isolados e os volumes prometem ser bastante elevados no norte do Pará e no Amapá. Já no Tocantins, que tem riscos também de queda de granizo, em pontos isolados, as chuvas intensas ocorrem durante o dia.

No domingo, as chuvas continuam espalhadas pelo Norte do país. Pancadas fortes de chuva com risco para vendaval e trovoadas no Tocantins, Rondônia e Acre, por conta de calor e umidade e no Amapá e norte do Pará.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Economia: Faturamento da indústria de alimentos cresce 12,8% em 2020
Fatores Climáticos: Chuva, granizo e ventos de 70 km/h; veja a previsão do tempo para esta sexta
Fertilizante Agrícola: Porto de Paranaguá irá receber novas operações com fertilizantes
Economia: Ações de Petrobras têm derrocada de quase 20%, Banco do Brasil e Eletrobras caem cerca de 10% com sinais de intervenção estatal
Economia Brasileira: Indicador Antecedente da economia brasileira recua 1%, diz FGV

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo