Agricultura de Precisão: Agricultura 5.0 já realidade para muitos produtores rurais

  • 08/01/2021
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agricultura de Precisão

Agricultura 4.0, 5.0, ou tradicionalmente chamada de Agricultura de Precisão é o termo que designa diversas tecnologias que agregam alta precisão e conexão com internet, combinando informações para melhorar a performance durante todos os estágios de produção, contribuindo para aumento da produtividade, redução de custos, uso racional de insumos agrícolas e melhora nos rendimentos. Praticando uma cultura de inovação, com olhar atento para as necessidades do produtor rural, a Coopercitrus agregou novas soluções em seu portfólio de serviços de Agricultura de Precisão, levando seus cooperados para a era da Agricultura 5.0. Confira:

Entre os serviços disponíveis dentro da agricultura de precisão estão o mapeamento de áreas por satélite, análise de solo georreferenciada, aplicação de insumos agrícolas a taxas variáveis, pulverização localizada com Drones, tecnologias para plantio, irrigação e pulverizações com alta precisão e painéis.

Com um departamento exclusivo para a área de Tecnologia Agrícola, a Coopercitrus mantém um time de profissionais dedicados a viabilizar as inovações para os produtores, elaborando projetos, fazendo a prestação dos serviços e análise de informações. Essa política contribui para que os cooperados, principalmente pequenos e médios, tenham acesso às principais inovações do mercado em suas propriedades, com qualidade e a melhor relação de custo-benefício.

Ao longo de 2020, a Coopercitrus ampliou as frentes de serviço, com mais de 100 profissionais do Departamento de Tecnologia Agrícola em campo para oferecer suporte técnico a agricultura de precisão.

"Entendemos a dinâmica do mercado e sabemos que as mudanças estão cada vez mais constantes, acelerando o futuro em diversos aspectos. Por isso, o segredo foi ter muito claro nossos objetivos e focar na execução, com um time preparado para atender o cooperado de modo que ele tenha resultados e agregue valor à sua produção", salienta o CEO da Coopercitrus, Fernando Degobbi.

E para facilitar ainda mais o acesso a esses recursos, a cooperativa disponibiliza o aplicativo Coopercitrus Campo Digital para que os cooperados possam conhecer as soluções disponíveis e solicitar a aplicação em sua propriedade, direto pelo celular ou pelo computador.

Em 2020, dos desafios surgiram novas oportunidades

Logo após a chegada da pandemia no Brasil, o clima era de incertezas no mercado. A Coopercitrus saiu em amparo aos cooperados e realizou, em abril, a campanha Mais Oportunidades, oferecendo condições exclusivas para os produtores anteciparem a compra de produtos, fazerem a previsão de Barter (troca) da produção futura de grãos, aproveitarem ofertas especiais e linhas de financiamento exclusivas para garantir o manejo da safra toda.

O portfólio de produtos, serviços e soluções da Coopercitrus se tornou ainda mais robusto em 2020, desembarcando mais inovação e oportunidades na realidade dos agricultores. Já sendo uma concessionária das principais marcas de máquinas e implementos agrícolas Valtra, New Holland e JCB, a Coopercitrus se tornou representante da Massey Ferguson, levando mais uma opção de tecnologia reconhecida internacionalmente, direto no campo.

Ter uma tecnologia de informação de alta qualidade implantada na cooperativa foi essencial para manutenção dos atendimentos. Ao longo do ano foram emitidos 100 mil pedidos via sistema CRM, realizados cerca de 320 mil atendimentos totalizando mais de 29 mil produtores cooperados atendidos durante.

Ainda manteve o atendimento ininterrupto durante a pandemia, se comprometendo com o sucesso das safras de soja, milho e café de seus cooperados, levando um trabalho sério para o campo e propondo novos protocolos de segurança para o recebimento e classificação da produção em suas estações de armazenamento.

Na pecuária, o destaque foi para o Programa Mais Pasto, que disponibiliza ao pecuarista informação de qualidade e a assistência necessária para apoiar o desenvolvimento da produtividade na fazenda. O programa conta com a parceria da Embrapa Pecuária Sudeste, baseando suas estratégias nos alicerces do produtor, centros de pesquisa, empresas fornecedoras de insumo e a cooperativa.

Depois de um ano de tanto trabalho, os resultados não poderiam ser diferentes. A Coopercitrus tem seu crescimento consolidado, demonstrando que soluções integradas são o segredo para os resultados sustentáveis. Continuando nossa missão de entregar resultados sustentáveis aos seus cooperados, a Coopercitrus já começa seu plano para 2021 repleta de aprendizados e pronta para todos os desafios que vierem pela frente.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola

 

Fonte: Cooperativismo.org

Veja Mais
Fatores Climáticos: La Niña pode atrasar chuva no Sudeste e Centro-Oeste
Digitalização das lavouras terá salto em termos de precisão
Fertilizante Agrícola: Cibra inaugura fábrica de fertilizantes em Uberaba (MG)
Melhoramento Genético: saiba quais são os impactos para o agronegócio
Defensivos Agrícolas: Especialistas criticam aumento do uso de agrotóxicos e pedem apoio a novas tecnologias

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo