Agronegócio: China investe em aumento na produção de grãos frente à demanda intensa e preços recordes no país

  • 05/01/2021
  • 3
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agronegócio

Ainda assim, importações deverão seguir recordes na soja e aumentando no milho e nas carnes. Confira:

2021 é mais um ano que começa com a demanda chinesa no foco dos mercados de commodities agrícolas e macroeconômico de uma forma geral. Afinal, ao gigante asiático cabe o papel de maior importador mundial de alimentos e matérias-primas de todas as naturezas e sinaliza que seu foco em garantir a segurança alimentar e recompor seus estoques continua se fortalecendo e sendo questão de primeira ordem.

Assim, a primeira semana útil de 2021 começa com as agências internacionais dando destaque as metas do 14º Plano Plurianual da China - 2021-2025 - onde o novo ministro da Agricultura, Tang Renjian, afirma que o objetivo da China é aumentar a produtividade de suas safras, principalmenre arroz, trigo, soja e milho.

Além do rendimento, o governo chinês trabalha ainda para um aumento da área de produção, especialmente de milho. A expansão deverá se dar, em maior parte, nas regiões mais a nordeste do país e também ao longo do Rio Amarelo. Paralelamente, se busca ainda uma estabilização na produção de soja.

A China ainda busca manter sua área de safra dupla de arroz ao sul da nação, mas também aumentar suas médias de produtividade. Enquanto isso, para o trigo se espera a recuperação de algumas áreas produtoras, em especial a norte e nordeste.

Em um comunicado divulgado no site do ministério, Renjian afirma também que o objetivo é de mais investimentos em estruturas de irrigação, ampliando em 25% as áreas irrigadas somente este ano. Dessa forma, estima uma safra total de grãos de pelo menos 650 milhões de toneladas em 2021, contra as 670 milhões de 2020.

"Nós precisamos garantir que os pratos chineses estejam cheios, principalmente, com grãos chineses e que os grãos chineses utilizem, principalmente, sementes chinesas", disse o novo dirigente do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais local.

Atualmente, diante da alta demanda e dos problemas de oferta nas safras anteriores, os preços da soja e do milho têm registrado níveis historicamente altos, renovando recordes constantemente.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

 

Veja Mais
Fatores Climáticos: La Niña pode atrasar chuva no Sudeste e Centro-Oeste
Digitalização das lavouras terá salto em termos de precisão
Fertilizante Agrícola: Cibra inaugura fábrica de fertilizantes em Uberaba (MG)
Melhoramento Genético: saiba quais são os impactos para o agronegócio
Defensivos Agrícolas: Especialistas criticam aumento do uso de agrotóxicos e pedem apoio a novas tecnologias

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo