Mercado de Grãos: Suspensão nas exportações de milho da Argentina preocupa investidores

  • 04/01/2021
  • 5
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Mercado de Grãos

Segundo a Bolsa de Comércio e Grãos do país, a medida prejudica a formação de preços e gera atrapalha tomadas de decisão. Confira:

As Bolsas de Comércio e Grãos da Argentina expressaram sua preocupação com a medida adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do país que implica a suspensão temporária do registro de Atestados de Venda ao Exterior (DJVE) para o produto de milho cuja data de início do embarque é anterior a 1º de março de 2021. A medida foi divulgada em 30 de dezembro.

“As restrições à exportação são uma política distorcida, que impede o funcionamento normal e transparente dos mercados. Na presença deste tipo de restrições, o processo de formação de preços é afetado e a incerteza para a tomada de decisão aumenta, prejudicando o incentivo à produção e ao investimento em toda a cadeia de valor”, alertaram as entidades, em nota.

As bolsas indicaram que, com as exportações estimadas em 37,5 milhões de toneladas para esta campanha, o fechamento do recorde em 34,2 milhões faz com que o país perca 810 milhões de dólares em exportações. Disseram ainda que, segundo estimativas públicas e das bolsas de valores, “a situação da oferta e da procura de milho reflete estoques muito acima das necessidades do mercado interno e das exportações”.

Por sua vez, o Ministério da Agricultura disse que a decisão se baseia “na necessidade de garantir o abastecimento de grãos para os setores que os utilizam como matéria-prima em seus processos de transformação, basicamente a produção de proteína animal como carne de porco, frango, ovos, leite e confinamento, onde o cereal representa um componente significativo de seus custos de produção”.

“O objetivo da medida é que as restantes 4,27 milhões de toneladas fiquem disponíveis para o consumo interno, de forma a garantir o abastecimento durante os meses de verão, quando a oferta do cereal tende a ser escassa”, justificou o ministério ao anunciar a medida.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Fatores Climáticos: La Niña pode atrasar chuva no Sudeste e Centro-Oeste
Digitalização das lavouras terá salto em termos de precisão
Fertilizante Agrícola: Cibra inaugura fábrica de fertilizantes em Uberaba (MG)
Melhoramento Genético: saiba quais são os impactos para o agronegócio
Defensivos Agrícolas: Especialistas criticam aumento do uso de agrotóxicos e pedem apoio a novas tecnologias

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo