Produção de Grãos: Com chuvas irregulares, Conab vê impactos negativos em parte das lavouras de soja

Cotação da Soja
Levantamento realizado pela entidade destaca a condição de plantio em cada estado produtor de soja. No Sul, há regiões com previsão de replantio. Confira:
Patrocinado
Um estudo realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Boletim de Monitoramento Agrícola, mostra que as chuvas irregulares e mal distribuídas, da primeira quinzena de novembro, estão trazendo impactos negativos para as lavouras de soja de parte do país.
Segundo a entidade, no Sul, por exemplo, o baixo volume de chuvas “tem afetado a evolução da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão”. Mas isso não acontece só ali, incluindo condições desfavoráveis em boa parte da região Centro-Sul.
“O propósito do monitoramento é avaliar as condições atuais das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e eventos climáticos recentes, a fim de auxiliar na estimativa da produtividade”, destaca a Conab.
Segundo o estudo, a irregularidade das chuvas fez com que a média diária do armazenamento hídrico no solo, durante a primeira quinzena (e a cada 5 dias do mês) ficasse abaixo de 40% em importantes regiões produtoras.
“Na região Sul, observa-se uma diminuição desse índice ao longo do período, com exceção de Santa Catarina, que teve uma leve melhora no final da primeira quinzena. Já a maior parte do Centro-Oeste e o Matopiba apresentaram uma certa estabilidade”, diz a entidade.
Veja Mais
Soja Brasil: Com chuvas em grande parte das lavouras do país, soja apresenta bom desenvolvimento, mas preços sofrem pressão
Soja Mercado Externo: oleaginosa encerra o dia em queda, após chuvas nas lavouras da América do Sul
Soja Brasil: mesmo com colheita se aproximando, preços já contabilizam alta de 11,3% na variação mensal do Porto de Paranaguá
Soja Mercado Externo: preços do grão caem mais de 2% no encerramento da Bolsa de Chicago
Soja - Balanço Semanal: Porto de Paranaguá com saca de soja acima dos R$ 170? Saiba mais