Defensivos Agrícolas: Países europeus demonstram preocupações com gergelim da Índia

  • 23/11/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

Além da França e da Suíça, muitos países europeus estão preocupados com a presença de óxido de etileno nos lotes de sementes de gergelim da Índia. Por enquanto, o Reino Unido, o Canadá e os EUA parecem estar escapando da onda de recalls. Veja mais:

A onda de recalls de produtos ligado à contaminação de lotes de sementes de gergelim da Índia pelo defensivo agrícola óxido de etileno em níveis mil vezes superiores aos da regulamentação continua a aumentar na Europa. 

Somente na França, a Direcção-Geral para a Repressão à Fraude enumerou até hoje (23), cerca de 750 referências de produtos alimentares que apresentam esse alto nível do defensivo agrícola, agrupando todos os setores, sejam ou não, biológicos. 

Dezenas de produtos alimentícios estão sendo afetados por essa contaminação de 268 toneladas de gergelim, convencional ou orgânico, da Índia, segundo levantamento da revista 60 Millions.

O alerta não é menos significativo na rede europeia RASFF (sistema de alerta rápido para alimentos para consumo humano e animal). Desde meados de setembro, as notificações continuam aumentando. Entre 16 e 20 de novembro, foram 36 notificações referente a lotes de sementes de gergelim contaminadas ou produtos que as incorporam em suas receitas.

Ainda de acordo com a revista, a Comissão Europeia informa que 34 lotes de gergelim estão afetados por esta contaminação com um pesticida proibido na Europa, representando um total de 268.453 kg de sementes de gergelim de vários exportadores indianos".  São lotes de gergelim que apresentariam teor de óxido de etileno em um valor 3500 vezes maior que o limite máximo de resíduo para essas sementes de gergelim

Vale ressaltar que o defensivo agrícola é proibido na Europa. Desde então, profissionais da indústria de alimentos em toda a Europa têm rastreado o uso desse gergelim contaminado. E os produtos em que esses grãos foram usados estão sendo gradualmente recolhidos.

De forma surpreendente para consumidores de produtos orgânicos, um pouco mais de 20% dos 49% dos produtos recolhidos até agora são orgânicos, o que demonstra que os produtos orgânicos não estão imunes aos problemas de não conformidade com os padrões atuais, assim como os produtos convencionais.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Francetvinfo

Veja Mais
Agricultura de Precisão: tendências tecnológicas impulsionam setor
Fertilizante Agrícola: Fertilizantes com aminoácidos otimizam o período de produção
Melhoramento Genético: Startup cria cana melhorada geneticamente mais resistentes a pragas
Defensivos Agrícolas: Setor de insumos projeta crescimento na esteira da safra de grãos 2020/21
Agronegócio: Exportações do agronegócio do Paraná aumentam 3,98% em 2020 e chegam a US$ 13,29 bilhões

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar