Arroz – Balanço Semanal: Segundo USDA, produção de arroz mundial deve se manter acima das 500 milhões de toneladas na Safra 2020/21

  • 12/11/2020
  • 0
  • Categoria(s): Mercado de Arroz |

Cotação do Arroz

Na última semana a cotação do arroz no Brasil operou dentro da estabilidade assim como já vinha acontecendo durante boa parte do mês de outubro. Os produtores estão concentrados com as atividades no campo e preocupados com as condições climáticas. Nesta terça-feira (10), o USDA atualizou suas novas projeções na produção mundial de arroz, bem como seus estoques finais. Confira:


Patrocinado

Arroz Brasil

Com a atenção dos produtores de arroz voltada às atividades de plantio da nova safra 2020/21 e com as indústrias de beneficiamento apresentando comportamento pouco ativo no mercado, identificou-se baixa liquidez na semana. Com isso, a cotação do arroz segue próximo da estabilidade. A expectativa é de que uma alteração mais acentuada das cotações apenas poderá ocorrer com a intensificação da colheita da nova safra, em março de 2021.

Cabe ressaltar que definição da área plantada, principalmente no Rio Grande do Sul, dependerá do comportamento climático, pois identifica-se atualmente, em algumas, áreas baixo nível dos reservatórios o que poderá limitar a expansão da área, apesar dos atuais elevados preços ao produtor.

Com esta restrição hídrica, efeitos do fenômeno La Ninã, é provável que o ano de 2021 seja um ano ajustado entre a oferta e demanda interna e que, em virtude do projetado elevado preço ao produtor, o país exporte um volume menor do que o identificado ao longo do ano de 2020.

Com o baixo volume dos reservatórios em algumas regiões do Rio Grande do Sul e com o prognóstico de chuvas mais intensas apenas em janeiro de 2021, parte dos produtores tem priorizado a semeadura da soja.

Arroz Mercado Externo

O relatório de novembro de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta terça-feira (10), estimou a produção mundial de arroz beneficiado em 501,11 milhões de toneladas para 2020/21, ante 501,47 milhões no mês anterior. Para 2019/20, foi estimada safra de 496,07 milhões de toneladas.

As exportações mundiais de arroz beneficiado foram estimadas em 44,30 milhões de toneladas para 2020/21, ante 44,32 milhões no mês passado. A estimativa para o consumo é de 499,24 milhões de toneladas de beneficiado para 2020/21, ante 499,44 milhões de toneladas indicadas no mês anterior.

Baseado nas estimativas de produção, exportação e consumo, os estoques finais mundiais de arroz beneficiado na temporada 2020/21 foram previstos em 179,78 milhões de toneladas, ante 179,15 milhões de toneladas no relatório passado. Para 2019/20, foram estimados estoques de 177,91 milhões de toneladas.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 
 

Veja Mais
Mercado do Arroz: Preço atingiu alta de 130% no ano, chegando a média mensal de R$ 105/saca
Arroz – Balanço Semanal: Plantio de arroz se encontra em fase de término no Rio Grande do Sul
Arroz - Balanço Mensal: Novembro finaliza com 97% da safra de arroz 20/21 plantada no Rio Grande do Sul
Arroz – Balanço Semanal: Distanciamento das beneficiadoras do mercado causa recuo nos preços do arroz
Arroz – Balanço Semanal: RS atinge 85% do previsto para semeadura de arroz

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo