Melhoramento Genético: Cultura do milho supera os desafios da lavoura

• 20/10/2020

Diante dos impactos do estresse hídrico nas diferentes fases da cultura do milho, a ciência tem investido muita energia no melhoramento genético de variedades do cereal. Para tal, foi preciso avançar no entendimento dos mecanismos de tolerância à falta de água. Com base nesse conhecimento, o melhoramento vem avançando. Saiba mais:

Patrocinado

O objetivo do melhoramento genético é ressaltar a importância da inclusão de características como controle de entrada e saída de água na célula (ajuste osmótico), prolongamento da fase vegetativa e produção de substâncias protetoras da célula. Essa integração de fatores aplicada em uma semente geneticamente modificada acarreta no aumento da produtividade no campo.

Ao empregar ferramentas genômicas, se pode identificar quais genes são responsáveis por essas características e, com isso, identificar híbridos que possam ser tolerantes à seca. A caracterização de genótipos em bancos de germoplasma (coleções com diferentes tipos de plantas) é uma alternativa na identificação desses genes.

Um estudo recente, conduzido por pesquisadores da Embrapa, avaliou 308 híbridos simples de milho durante dois anos, em duas regiões produtoras da cultivar no Brasil. A pesquisa identificou os genótipos que tinham em seu DNA genes relacionados à maior tolerância à seca.

A análise de marcadores moleculares (que são pontos específicos identificados dentro de todo o genoma) permitiu estudar a variabilidade dos genótipos. Com isso, os pesquisadores selecionaram os mais interessantes e somente eles foram levados para novos estudos no campo.  Sem esse tipo de metodologia, seria preciso levar tudo para o campo e avaliar um a um, em mais de uma safra. Portanto, graças às ferramentas genômicas, estamos acelerando o melhoramento genético.

Híbrido simples: é o cruzamento entre dois genótipos puros, gerando um novo indivíduo que possui as características dos genitores.

Genótipo: composição genética de um indivíduo. Cada genótipo possui diferentes grupos de genes para características diferentes.

Biotecnologia na cultura do milho

A ciência também tem acelerado o melhoramento genético da cultura do milho ao empregar as técnicas relacionadas ao desenvolvimento de plantas transgênicas.

Desde 2008, o Brasil  adota no campo variedades transgênicas de milho. A combinação de características de resistência a insetos (RI) e tolerância a herbicidas (TH) é a mais abundante em termos de eventos de biotecnologia aprovados no País. No entanto, a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) já analisou e aprovou eventos de milho com tolerância ao calor e à seca.

A cultura do milho transgênico tolerante à seca foi desenvolvido a partir da introdução do gene CspB, que é derivado da bactéria Bacillus subtilis, naturalmente encontrada no solo. Com isso, numa situação de estresse hídrico, o gene protege o transporte de RNA mensageiro, necessário para a produção de proteínas e para o desenvolvimento da planta. Por isso, esse milho transgênico não sofre redução de produtividade em situações de falta de água.

Além de solucionar o problema do estresse hídrico na cultura do milho, a adoção de culturas transgênicas vai ao encontro dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Ou seja, é uma tecnologia que agrega maior sustentabilidade à produção.

Conteúdo produzido com informações da CropLife.

Agronegócio Brasileiro: Saldo comercial do agronegócio brasileiro bate recorde em 2020, aponta CNA