Agronegócio Brasileiro: Morre Mário Lanznaster, presidente da Aurora Alimentos

  • 19/10/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

Agronegócio Brasileiro

Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro, ele estava em seu quarto mandato à frente da empresa. Veja mais detalhes:


Patrocinado

Faleceu às 4h23 horas deste domingo, 18, em Chapecó (SC), aos 80 anos de idade, o empresário Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, um dos maiores conglomerados agroindustriais do setor de carne do Brasil.

Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro, Lanznaster enfrentava problemas de saúde desde 2018, em razão de um tumor no fígado. Ele trabalhou normalmente até o último dia 11 de outubro, quando foi internado para assistência médico-hospitalar.

Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa de 1997 a 2009. Por dois anos (de 2007 a 2009) exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa.

Trajetória

Lanznaster era catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Foi suinocultor por 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984,

Era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.

Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários que exerceu.

Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Em outubro de 2002 assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora e, em 2007, a presidência da empresa.

Homenagem

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina homenageou o dirigente da Aurora em seu perfil no Twitter, repostando uma publicação da empresa. Ela se referiu a Lanznaster como “amigo e grande líder do setor”.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, lamentou em vídeo o falecimento de Lanznaster, que era membro do conselho consultivo da entidade.

“Hoje é um dia triste para a ABPA, para o agronegócio brasileiro e para o cooperativismo, principalmente. Uma figura amiga, líder dedicadotrablahador, exemplo para todos nós, com ideiais valorizando a pessoa do campo e que deixa um legao muito importante para todos nós. Mário Lanznaster cumpriu com muita galhardia, com muita honradez a sua missão”, disse o executivo.

José Antônio Ribas Junior, presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), e Irani Pamplona Peters, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) e da Associação das Indústrias de Carnes e Derivados em Santa Catarina (Aindaccadesc) afirmaram em nota que “Lanznaster foi e será sempre uma referência no agronegócio”.

“Perde a família Lanznaster, perde a família Aurora, perde o agronegócio, perde Santa Catarina e perde o Brasil”, disseram.

 

Conteúdo com informações do Canal Rural

Veja Mais
Destaques da Economia (16 a 20/11): Anvisa aprova medidas para acelerar registro de vacina, dólar acumula queda na semana
Economia: Dólar engata queda ante real com otimismo sobre vacina e BC no radar
Economia: EUA são deixados para trás após Ásia formar maior bloco comercial do mundo, diz Câmara de Comércio local
Fatores Climáticos: Confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira
Fatores Climáticos: volume de chuva aumenta em parte do país neste fim de semana

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo