Agricultura de Precisão: Saiba como os drones auxiliam na otimização de resultados na lavoura

  • 25/09/2020
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agricultura de Precisão

Até muito pouco tempo não se ouvia falar de uma ferramenta bastante importante na agricultura de precisão nos dias de hoje: os drones. Equipamento bastante eficiente e ágil no monitoramento de áreas agrícolas, o drone e suas tecnologias acopladas tem um papel fundamental para auxiliar na tomada de decisão na lavoura, otimizar o tempo e melhorar os resultados no campo. Saiba agora sobre as vantagens no uso de drones na agricultura:

Desde o planejamento do plantio até à colheita, diversos tipos de drones podem auxiliar nas tarefas agrícolas. Entre as principais funções, está a estimativa de produtividade da lavoura de forma mais eficiente e próxima da realidade, pulverização aérea, topografia e coleta de imagens.

Há algum tempo, pouco se falava nos drones e jamais se pensou que este equipamento pudesse contribuir para o desenvolvimento da agricultura de forma tão tecnológica. Pois bem, hoje em dia os drones agrícolas contribuem na lavoura como auxilio na gestão e obtenção de dados a campo e podem até favorecer o aumento da produtividade das culturas.

Com o passar do tempo e a popularização dos benefícios que a inclusão da agricultura de precisão é capaz de trazer para o campo, os drones foram se tornando mais acessíveis ao produtor. Saiba aqui com a AF News como os drones podem auxiliar na otimização dos resultados na lavoura:

  1. Na área de Plantio

Os drones são capazes de fotografar imagens aéreas na plantação, deste modo, com a análise dessas imagens é possível identificar a existência de falhas no plantio, se há locais com infestação de plantas daninhas (em alta densidade é bem perceptível o problema através de imagens), ataque de pragas, doenças (análise de manchas foliares principalmente), se há excesso ou falha de irrigação, etc.

Os drones voltados para a agricultura possuem sensores infravermelhos, que permitem realizar o monitoramento de cada planta. Quando o gestor consegue visualizar e mapear a ocorrência de pragas e doenças, ou falhas no plantio, consegue rapidamente realizar tomadas de decisões a fim de mitigar ou corrigir o problema.

  1. Geoprocessamento e topografia das áreas

Por ser um equipamento aéreo, os drones tem uma visão ampliada da propriedade. Por esta razão, é possível fazer a demarcação de áreas da propriedade através das imagens obtidas. Desta forma, o produtor poderá fazer a seleção das melhores áreas para o plantio, evitando também a ultrapassagem de limites como divisa de áreas de preservação, fontes de água.

  1. Monitoramento da fazenda e banco de dados

Com o passar do tempo, a coleta de imagens e monitoramento da lavoura com o uso dos drones na agricultura podem proporcionar a economia de tempo e recursos. O monitoramento das plantações através dos drones auxilia no planejamento da lavoura, ajuda a identificar problemas que não seriam vistos se não fossem por via aérea, já que muitas vezes há normalidade no entorno na plantação, porém, existem problemas em reboleira (termo técnico que se refere a problemas isolados na parte interna da lavoura).

A identificação desses problemas antes não vistos permite a sua correção e contribuem para o aumento da produtividade.

  1. Outras funções para os drones na agricultura

As tecnologias embarcadas permitem que os drones estejam cada vez mais precisos. Portanto, alguns modelos de drones voltados à agricultura de precisão possibilitam realizar a pulverização em locais exatos, reduzindo o gasto com defensivos agrícolas e aplicando o componente somente onde é necessário. Com isso, a economia da utilização da agricultura de precisão na lavoura é capaz de propiciar uma economia de até 50% na aplicação de insumos.

Outro benefício e a capacidade de redução da deriva dos agrotóxicos (perda do produto pela dispersão do vento), a substituição de trabalhadores e também a redução de acidentes por intoxicação e exposição aos defensivos agrícolas e também na proteção ao meio ambiente, em função da aplicação ser direcionada.

Na pecuária os drones são capazes de facilitar a contagem do gado na fazenda. As câmeras dos drones possuem tecnologia para obter imagens térmicas, o que torna possível a verificação de animais feridos, ausentes ou em nascimento. Os drones ajudam ainda a observar as condições dos pastos para saber se precisam ser reformados ou se estão adequados.

Enfim, a agricultura de precisão é uma ferramenta primordial nos dias de hoje para otimizar a lavoura, aumentando a produtividade e maximizando os resultados. A inclusão do drone como equipamento voltado para a área agrícola favorece o desenvolvimento de diversas áreas dentro da propriedade, fazendo com que o setor do agronegócio e pecuária evolua ainda mais.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Agronegócio Brasileiro: Saldo comercial do agronegócio brasileiro bate recorde em 2020, aponta CNA
Defensivos Agrícolas: Países europeus demonstram preocupações com gergelim da Índia
Tecnologia Agrícola: Sistema é capaz de prever com uma semana de antecedência ocorrência de pragas
Agricultura de Precisão: Satélites vão ajudar a fazer mapeamento completo da produção de soja no Brasil
Bovinocultura: Sem pastagem e com ração cara, produtor de leite abate 30% do rebanho

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo