Mandioca – Balanço Mensal Ago/20: Cotação da raiz de mandioca fecha com retração de até quase 5% em agosto

  • 01/09/2020
  • 2
  • Categoria(s): Raiz de Mandioca |

Mercado da Mandioca

A crise econômica e a retração industrial, agravadas em função das ações para combate à pandemia do Covid-19, têm afetado substancialmente a cadeia produtiva da mandioca. A fécula é o produto que mais tem sofrido nesta situação. Baixo volume de vendas e aumento dos estoques são os principais reflexos sentidos pelo setor. Por conta deste cenário, o mercado da mandioca fechou o mês de agosto apresentando queda nos principais indicadores da raiz e registrou variações mistas na cotação da fécula. Confira:


Patrocinado

Raiz de Mandioca

O mês de julho começou com a demanda por raiz de mandioca bastante forte. Os preços sofreram pressão altista em todas as regiões, em função da restrição na oferta. Porém, no decorrer do mês, a situação se inverteu na maioria das regiões e os preços caíram.

Na região Centro-Sul, os produtores iniciaram o mês priorizando o plantio e a poda em detrimento da colheita. A partir de meados do mês a situação se inverteu, os produtores passaram a priorizar a colheita, visando à capitalização e liberação das áreas para o plantio. Também influenciou na decisão pela colheita, o fato do clima não mais favorecer o plantio. Deste modo, a oferta de raiz aumentou, invertendo a tendência altista dos preços.

No estado do Paraná, o preço médio da raiz foi de R$ 333,41/t, na última semana, ficando 0,89% abaixo do valor cotado no início do mês. No estado de São Paulo, o preço médio fechou o mês cotado a R$ 258,18/t, com expressiva queda de 4,28%.

Na região Norte, a escassez de raiz de mandioca, dadas as condições climáticas deste período do ano, continua pressionando os preços. E na região Nordeste, as condições climáticas ainda favoreceram o plantio e colheita da mandioca.

Fécula De Mandioca

Os compradores do derivado de mandioca entraram o mês de agosto retraídos pela crise econômica agravada pelo Covid-19, e como consequência, o mercado passou a ter baixa liquidez.

Mesmo diante deste cenário, as fecularias continuaram a produzir. Conforme informações do Cepea, em julho os estoques cresceram 24%, chegando a 58,7 mil toneladas, o maior volume desde setembro/2019. Diante disto, os preços da fécula de mandioca caíram, chegando a patamares inferiores aos registrados no início do mês.

Como opção ao fraco desempenho do mercado interno, algumas fecularias têm aproveitado o câmbio favorável para ampliar ou iniciar a exportação dos seus produtos. Os maiores volumes de exportação estão levando a balança comercial de fécula de mandioca a saldos positivos recordes. Porém, as exportações deste produto, em seu melhor momento, representam em torno de 1% de toda a produção brasileira.

Farinha de Mandioca

Com a retomada da produção de farinha de mandioca em algumas regiões do Nordeste, o mercado ficou bastante competitivo. As indústrias da região Centro-Sul tiveram redução no volume de vendas para os estados da região Norte, passando a atender os atacadistas e varejistas locais.

A redução nas aquisições de farinha de mandioca para compor cesta básica e as restrições na comercialização, contribuíram para reduzir a liquidez do mercado.

Mesmo com a redução no volume das vendas, as farinheiras do Centro-Sul mantiveram a produção, elevando os seus estoques. Diante deste cenário os preços caíram.

Produção de Mandioca

A estimativa de produção brasileira de raiz de mandioca para o ano de 2020, de acordo com a última atualização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE (julho/2020), é de 18,92 milhões de toneladas, colhidas numa área de 1,26 milhão de hectares.

Se comparado a 2019, cuja produção foi de 18,99 milhões de toneladas, os dados apontam para uma redução de 0,32% na produção. Em se tratando de à área plantada, houve uma redução de 2,11%, levando a produtividade ao patamar de 15 t/h, frente à 15,15t/h em 2019, redução de 0,97 %.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola
 

 

Veja Mais
Mandioca – Balanço Semanal: Aquecimento na oferta reduz os preços da mandioca e derivados
Mandioca – Balanço Semanal: recuo na demanda continua e preços caem
Mandioca - Balanço Mensal: Outubro fecha com oferta limitada da raiz, preços se estabilizam
Mandioca – Balanço Semanal: Com aumento da oferta e demanda enfraquecida, preços recuam
Mandioca – Balanço Semanal: Após 7 semanas consecutivas de alta, movimento é interrompido

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo