Transporte de cargas fracionadas retoma nível pré-pandemia

  • 13/08/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agronegócio Brasileiro

A retomada das atividades econômicas – que foram paralisadas ou reduzidas em função da pandemia do Covid-19 – estão contribuindo para a recuperação gradual da demanda do setor de transporte de cargas. Confira:

Após enfrentar um recuo próximo a 40% em maio, alguns segmentos, como o de cargas fracionadas, já conseguiram voltar a operar próximo ao mesmo nível que o registrado antes da pandemia. Porém, outros segmentos, como o voltado para o setor automotivo e siderúrgico, por exemplo, ainda enfrentam queda. Na média estadual, a redução está em torno de 30% na demanda pelos serviços.

De acordo com o diretor da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Luiz Carlos Rodrigues da Silva, em relação ao transporte de cargas fracionadas, a demanda voltou praticamente ao que era antes da pandemia. Dentre os setores atendidos estão os de medicamentos, alimentação, hospitalar, higiene, autopeças e de vendas virtuais.

“O segmento de carga fracionada não caiu expressivamente como outros setores e, por isso, está com uma recuperação mais rápida que os demais. Na minha empresa, PG Transportes, por exemplo, no início da pandemia e diante das incertezas, demitimos cerca de 10% dos funcionários. Mas, agora, com a recuperação estamos contratando”, explicou.

Porém, outros segmentos do transporte de cargas ainda enfrentam uma baixa demanda. A retração média é de 30% no Estado. Dentre os setores atendidos e que foram mais afetados estão o automobilístico, setor industrial geral, comércio lojista e de rua.

“A reabertura do comércio é importante, mas ainda não deu para sentir um impacto significativo na demanda por transporte, porque aconteceu em um curto espaço de tempo. O setor automobilístico, apesar de já ter retomado parte das atividades, ainda trabalha com capacidade reduzida. Melhorou a demanda, mas ainda está menor”, ponderou.

Para os próximos meses, em função das incertezas, as estimativas são cautelosas. Mas existe a esperança de uma recuperação da demanda pelo transporte de cargas, o que será favorecido caso, realmente, seja encontrada uma vacina eficaz contra o Covid-19.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Diário do Comércio.

 

Veja Mais
Melhoramento Genético: Pesquisador da UFV desenvolve metodologia para fenotipagem de plantas utilizando imagens de drones
Agronegócio Brasileiro: Saldo comercial do agronegócio brasileiro bate recorde em 2020, aponta CNA
Defensivos Agrícolas: Países europeus demonstram preocupações com gergelim da Índia
Tecnologia Agrícola: Sistema é capaz de prever com uma semana de antecedência ocorrência de pragas
Agricultura de Precisão: Satélites vão ajudar a fazer mapeamento completo da produção de soja no Brasil

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo