Defensivos Agrícolas: Ministério registra novos produtos biológicos compostos de microrganismos

  • 07/08/2020
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

O Ministério da Agricultura registrou 38 novos defensivos agrícolas. Todos os produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país. O Ato 43 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária foi publicado na última sexta-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU).Veja mais:

Entre os defensivos agrícolas registrados na sexta-feira 31, 13 são produtos biológicos, sendo 11 deles compostos por microrganismos como a Beauveria bassiana, o Bacillus amyloliquefaciens ou o Metarhizium anisopliae, que são agentes biológicos de controle de pragas que atacam os cultivos brasileiros.

O coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, Bruno Breitenbach, relata. “Os novos registros são importantes pois diminuem a concentração do mercado de defensivos e aumentam a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira”,

Outro produto utiliza a vespa Cotesia flavipes para o controle biológico da broca da cana-de-açúcar; e um outro produto de baixo impacto que utiliza um óleo extraído da planta Azadirachta indica de origem indiana conhecida como Neem e tem efeitos natural inseticida, podendo inclusive ser utilizado para os cultivos orgânicos.

Além do extrato de Neem, outros quatro produtos dos defensivos biológicos estão autorizados para uso no controle de pragas de cultivos orgânicos. Ao todo, em 2020, já foram registrados 45 produtos considerados de baixo impacto (biológicos e orgânicos).

Os produtos que utilizam agentes de controle biológicos ou bioquímicos na sua formulação são alternativas de controle para os agricultores no combate às pragas, ao mesmo tempo que contribuem para o aumento da sustentabilidade da agricultura nacional.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Agricultura de Precisão: Produtores avançam com a adoção de novas tecnologias no campo
Fertilizante Agrícola: Nova portaria pode reduzir o custo da importação de fertilizantes
Associação alerta para roubo e falsificação de fertilizantes, sobretudo em MT
Melhoramento Genético: Pesquisadores fazem levantamento de recursos genéticos vegetais do Brasil
Agricultura: Etanol dos Estados Unidos sem tarifa pressiona mercado brasileiro

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo