Economia Mundial: Após tensão sobre coronavírus, China e EUA prometem cooperação comercial

  • 08/05/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

Economia

A semana que havia começado com tensão entre os Estados Unidos e China, devido ao pronunciamento do presidente Donald Trump, finaliza agora com sinalização de paz, com as duas partes prometendo melhorar a cooperação econômica e de saúde pública e criar condições favoráveis para os dois países implementando um acordo comercial. Confira:

Os principais negociadores comerciais da China e dos Estados Unidos conversaram ao telefone e se comprometeram a criar condições favoráveis para a primeira fase do acordo comercial acontecer. Na manhã desta sexta, 8, o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, conversou com o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steve Mnuchin.

As duas partes prometeram melhorar a cooperação econômica e de saúde pública e criar condições favoráveis para os dois países implementarem o acordo comercial assinado em dezembro. Os dois lados também concordaram em manter uma comunicação próxima.

O telefonema ocorre depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou encerrar o tratado comercial entre os dois países se a China falhar em comprar bens e serviços dos norte-americano, conforme prometido. Além disso, Trump e representantes do governo norte-americano acusaram recentemente os chineses de enviar informações sobre o novo coronavírus com muito atraso.

Trump chegou a dizer que a China ‘cometeu um enorme erro’ ao não informar mais cedo sobre o novo coronavírus. “Eu acho que eles cometeram um grande erro que não querem admitir”, afirmou Trump em entrevista ao canal Fox News no começo desta semana. Ele havia dito ainda que caso necessário, poderia avaliar a aplicação de penalidades tarifárias sobre o país como resposta.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Destaques da Economia Brasileira (de 18 a 22/01): China surpreende e fica mais perto de ser principal economia global, dizem analistas
Fatores Climáticos: Lavouras de soja devem receber maior volume de chuvas na virada do mês
Panificação: Empreendedores franceses faturam R$ 10 milhões no setor da panificação brasileira
Fatores Climáticos: previsão do tempo traz alerta para temporais no Paraná nesta terça-feira
Destaques da Economia (11 a 15/01): Banco Mundial diz que economia mundial deverá expandir 4% em 2021

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo