Curiosidades do agro: por que os ovos de galinha têm cores diferentes?

  • 26/02/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

ovos de cores diferentes

Provavelmente, em um dado momento, ao fazer a pergunta do título acima, você deve ter ouvido a seguinte resposta: é que galinhas de granja botam ovos brancos e galinhas caipiras botam ovos marrons, certo? Errado!Nesses casos, a cor da casca do ovo é uma característica genética ligada à raça da galinha. As aves de plumagem branca colocam ovos brancos, enquanto galinhas de plumagem vermelhas (ou amarronzadas) botam ovos nesses tons. Embora não se conheça a origem do pigmento, os cientistas acreditam que ele esteja ligado a células presentes no útero da ave.

No entanto, essa regra não se aplica para todas as espécies. Talvez você já tenha visto ovos de tonalidades puxadas para o azul ou verde, ou mesmo ovos mais acinzentados ou escuros. Qual é, afinal, a explicação para as cores dos ovos?

Segundo a publicação de um estudo realizado pela Nature,  a coloração tem uma função primordial: ajuda a manter a temperatura ideal para o embrião se desenvolver.

A coloração dos ovos é determinada por dois pigmentos: um mais claro e esverdeado, e outro mais escuro e marrom. A combinação desses pigmentos, em conjunto com outros nutrientes presentes na casca, resulta no espectro de cores dos ovos.

Teorias x teorias

Existem teorias que tentam explicar os porquês das aves botarem ovos de cores diferentes. Alguns fatores podem ser a camuflagem para se esconder de predadores, ou simplesmente como proteção contra os raios ultravioleta e ainda de formar que possa ajudar as aves  a localizarem seus ovos. Segundo os pesquisadores, todos esses fatores podem influenciar a cor dos ovos. Mas, se houvesse uma regra geral, seria a temperatura do habitat em que as aves vivem.

Diferenças à parte

Na contramão do senso corrente, a cor da casca dos ovos não tem qualquer relação com a alimentação da galinha, fator que influencia apenas a coloração encontrada na gema. E a diferença entre os ovos fica apenas na cor, não interferindo na sua composição. Trocando em miúdos: do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos e os vermelhos.

Falando ainda do valor nutricional, o ovo é uma excelente fonte de vitamina A, B12 e E, além de minerais como fósforo e zinco. A clara é rica em proteínas e totalmente livre de gordura, contendo mais da metade da vitamina B2 do ovo e tendo seu consumo liberado sem restrições. Já a gema, indicam os especialistas, deve ser consumida com limite de apenas uma por dia.

*Com informações Rev. Super Interessante

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 

Veja Mais
Destaques da Economia (16 a 20/11): Anvisa aprova medidas para acelerar registro de vacina, dólar acumula queda na semana
Economia: Dólar engata queda ante real com otimismo sobre vacina e BC no radar
Economia: EUA são deixados para trás após Ásia formar maior bloco comercial do mundo, diz Câmara de Comércio local
Fatores Climáticos: Confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira
Fatores Climáticos: volume de chuva aumenta em parte do país neste fim de semana

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar