Curiosidades do agro: por que os ovos de galinha têm cores diferentes?

  • 26/02/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

ovos de cores diferentes

Provavelmente, em um dado momento, ao fazer a pergunta do título acima, você deve ter ouvido a seguinte resposta: é que galinhas de granja botam ovos brancos e galinhas caipiras botam ovos marrons, certo? Errado!Nesses casos, a cor da casca do ovo é uma característica genética ligada à raça da galinha. As aves de plumagem branca colocam ovos brancos, enquanto galinhas de plumagem vermelhas (ou amarronzadas) botam ovos nesses tons. Embora não se conheça a origem do pigmento, os cientistas acreditam que ele esteja ligado a células presentes no útero da ave.

No entanto, essa regra não se aplica para todas as espécies. Talvez você já tenha visto ovos de tonalidades puxadas para o azul ou verde, ou mesmo ovos mais acinzentados ou escuros. Qual é, afinal, a explicação para as cores dos ovos?

Segundo a publicação de um estudo realizado pela Nature,  a coloração tem uma função primordial: ajuda a manter a temperatura ideal para o embrião se desenvolver.

A coloração dos ovos é determinada por dois pigmentos: um mais claro e esverdeado, e outro mais escuro e marrom. A combinação desses pigmentos, em conjunto com outros nutrientes presentes na casca, resulta no espectro de cores dos ovos.

Teorias x teorias

Existem teorias que tentam explicar os porquês das aves botarem ovos de cores diferentes. Alguns fatores podem ser a camuflagem para se esconder de predadores, ou simplesmente como proteção contra os raios ultravioleta e ainda de formar que possa ajudar as aves  a localizarem seus ovos. Segundo os pesquisadores, todos esses fatores podem influenciar a cor dos ovos. Mas, se houvesse uma regra geral, seria a temperatura do habitat em que as aves vivem.

Diferenças à parte

Na contramão do senso corrente, a cor da casca dos ovos não tem qualquer relação com a alimentação da galinha, fator que influencia apenas a coloração encontrada na gema. E a diferença entre os ovos fica apenas na cor, não interferindo na sua composição. Trocando em miúdos: do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos e os vermelhos.

Falando ainda do valor nutricional, o ovo é uma excelente fonte de vitamina A, B12 e E, além de minerais como fósforo e zinco. A clara é rica em proteínas e totalmente livre de gordura, contendo mais da metade da vitamina B2 do ovo e tendo seu consumo liberado sem restrições. Já a gema, indicam os especialistas, deve ser consumida com limite de apenas uma por dia.

*Com informações Rev. Super Interessante

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 

Veja Mais
Destaques da Economia Brasileira (25 a 29/05): Dólar registra alta após sete dias consecutivos de queda. Economia global mostra primeiros sinais de recuperação
Economia global mostra primeiros sinais de recuperação diante da pandemia
Destaques da Economia Brasileira (18 a 22/05): Dólar fecha a R$ 5,58 registrando a menor cotação em 20 dias
Economia Brasileira: Bolsonaro e governadores vetam aumento de salário a servidores públicos. Ibovespa vai a 83 mil pontos e dólar tem forte queda
Destaques da Economia Brasileira (10 a 14/05): No ano, dólar já subiu 45% e Banco Central já não sabe mais como atuar

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar