Coronavírus: um novo fator de risco à saúde mexe com o mercado de ações asiático

  • 22/01/2020
  • 4
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

coronavírus: misterioso vírus

O mercado de ações da China reagiu positivamente, nesta quarta-feira (22), fechando com alta, depois que Pequim prometeu conter o surto de vírus que vitimou nove pessoas e infectou 440 no país. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, reagiu 0,43%, enquanto o índice de Xangai apresentou um leve ganho de 0,28%. Pela manhã os índices chegaram a atingir patamares de níveis mais baixos do ano.

Em TÓQUIO, o índice Nikkei subiu  0,70%, a 24.031 pontos. Na bolsa de HONG KONG, o índice HANG SENG disparou a 1,27%, com 28.341 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC obteve ganhos de 0,28%, a 3.060 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,43%, a 4.131 pontos. Já em SEUL, o índice KOSPI teve ganhos de 1,23%, chegando a 2.267 pontos.

A recuperação do mercado acionário chinês veio logo após a Comissão Nacional de Saúde da China ter concedido uma entrevista à imprensa televisionada, em que o vice-ministro Li Bin, afirmou que o governo tem intensificado as medidas de contenção em hospitais e ampliado a cooperação com a Organização Mundial de Saúde, para impedir que o surto se espalhe.

Coronavírus

O mundo se depara com mais um misterioso vírus, que tem sido responsável por provocar um surto de pneumonia na  China, colocando os países asiáticos vizinhos em estado de alerta.

Muito pouco se sabe sobre o novo vírus e sua origem. Entretanto, o que as autoridades chinesas já  descobriram é que a  doença se transmite entre humanos, o que aumenta a preocupação de uma epidemia mundial.

A hipótese mais provável é que o vírus tenha começado a circular em um mercado de frutos do mar em  Wuhan, porém a fonte primária ainda é uma incógnita a ser decifrada pelas autoridades chinesas.

A grande preocupação é de que o coronavírus tenha se espalhado para várias outras cidades e o exterior, no momento em que milhões de pessoas se preparam para viajar para o feriado do Ano Novo Lunar na China, entre os próximos dias 24 e 31 de janeiro, o que pode abalar fortemente a cadeia de Turismo asiática e influenciar na oscilação do mercado de ações global.   

*Com informações da Reuters

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Impactos do Coronavírus: Dólar sobe para quase R$ 5,30 após dados negativos na Europa e Payroll nos EUA
Economia: Dólar cai em linha com o exterior
Economia: Dólar abre em alta e supera R$5,20 com cautela generalizada
Coronavírus: Alta na demanda faz os preços subirem até 70% no varejo de alimentos
Trigo Brasil: Abitrigo se manifesta sobre as restrições de rodovias e reforça a importância da produção de alimentos neste momento de pandemia

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo