Logística: Porto de Paranaguá recebeu mais vagões e menos caminhões na descarga de produtos para exportação em 2019

  • 20/01/2020
  • 5
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

Foto: Claudio Neves/Portos do Pr

Mais vagões e menos caminhões. O ano de 2019 para o Porto de Paranaguá apontou um crescimento de 4,53% no transporte ferroviário, enquanto o rodoviário caiu 3,84% no seguimento. O terminal portuário recebeu  mais vagões e menos caminhões na descarga de açúcar, grãos e farelo para exportação.

A quantidade de caminhões, porém, diminuiu 3,84%. Em 2018, foram recebidos 421.270 veículos carregados de soja, milho e farelo. Em 2019, caiu para 405.085 caminhões

Diante do balanço, a  expectativa para 2020, segundo a administração do Porto, é de que a utilização dos trilhos cresça ainda mais no transporte da carga do Interior até os terminais portuários do Estado.

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a meta é que a participação desses dois modais seja equalizada em 50%, nos próximos anos.  “Acreditamos muito na capacidade operacional da ferrovia e estamos trabalhando para isso junto com a comunidade portuária”, destacou.

De acordo com a Rumo, empresa responsável pelas operações ferroviárias, ao investir em tecnologia e inovação é possível otimizar a utilização dos trens. Por isso, já está em fase de testes, um modelo matemático que visa  auxiliar no planejamento e aumentar a eficiência das manobras no Porto de Paranaguá. O protótipo testado é resultado de uma parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Segundo os responsáveis pelo projeto, o gerente de inovação, Amer Orra, e o de Pesquisa e Desenvolvimento, Rafael Silva Pinto, são muitas variáveis e opções na hora da tomada de decisões de planejamento operacional, e o modelo ajudará neste sentido.

“Vamos utilizar o sistema para nos dar suporte e nos ajudar a tomar decisões mais rápidas e inteligentes, bem como a reduzir o tempo ocioso dos ativos”, declararam.

De acordo ainda com a dupla, a escolha do Porto de Paranaguá para validar o modelo se justifica pela extensão e relevância do modal no escoamento das safras. “O terminal de Paranaguá é o mais importante, o maior e o mais complexo ponto de escoamento da malha sul operada pela Rumo, que vai do Mato Grosso do Sul, passando pelo Sul de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, até o Rio Grande do Sul”, explicam.

No porto paranaense a Rumo atende 22 terminais, em 43 linhas diferentes, operando cerca de 800 vagões. Além de granéis sólidos de exportação, esses terminais atuam também nos segmentos dos granéis sólidos de importação (fertilizantes), líquidos (combustíveis) e Carga Geral (Celulose e Contêiner). Cada um tem uma capacidade estática e produtividade diferente.

PREVISÃO

No primeiro semestre deste ano a empresa pretende desenvolver e automatizar o que foi desenvolvido na primeira fase de testes, ao final de 2019. A ideia é que o sistema esteja em pleno funcionamento a partir de 2021.

BALANÇO

No que diz respeito aos números, o balanço apresentou o seguinte comparativo na movimentação de granéis sólidos para exportação via modal ferroviário: 4,53% em 2019. Em 2018, foram 111.468 vagões que descarregaram os produtos no Porto de Paranaguá. Em 2019, esse total subiu para 116.514 vagões.

Já a quantidade de caminhões teve retração de 3,84%. Em 2018, foram recebidos 421.270 veículos carregados de soja, milho e farelo. Em 2019, caiu para 405.085 caminhões.

*Com informações da AEN/Portos

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

 

Veja Mais
Impactos do Coronavírus: Dólar sobe para quase R$ 5,30 após dados negativos na Europa e Payroll nos EUA
Economia: Dólar cai em linha com o exterior
Economia: Dólar abre em alta e supera R$5,20 com cautela generalizada
Coronavírus: Alta na demanda faz os preços subirem até 70% no varejo de alimentos
Trigo Brasil: Abitrigo se manifesta sobre as restrições de rodovias e reforça a importância da produção de alimentos neste momento de pandemia

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo