Curiosidade: quanto tempo demora para o organismo digerir um bife?

  • 15/01/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

consumo exagerado de carne vermelha

Você já deve ter ouvido falar que as carnes vermelhas são um tipo de alimento de difícil digestão, certo?  Agora, você sabia que para digeri-las, o estômago precisa de quase o dobro de ácido que usa para a mesma quantidade de pão, por exemplo?

É que dependendo do metabolismo, uma pessoa pode levar até três horas e meia para digerir um bife de tamanho médio. O corpo  humano consegue aproveitar até 35% do ferro da carne. Já dos vegetais, o percentual é mais baixo, apenas 10%. É o que dizem os especialistas.

Os especialista explicam que o esforço exigido do sistema digestivo é de extrema importância  para a quebra de proteínas e gorduras e também para a extração de zinco, fósforo, niacina e vitaminas B12 e B6, além de ferro.

Porém, um sinal de alerta deve ser aceso para cada indivíduo que consome a proteína animal em exagero, isto porque a carne vermelha pode afetar a saúde, sim senhor!

Sem exageros

De acordo com especialistas, a quantidade de carne vermelha recomendada varia muito de pessoa para pessoa e também de uma série de variáveis, entre elas: tipo de  carne ingerida, alimentos escolhidos para acompanhar,  hábitos alimentares,  gasto energético, idade, tamanho corpóreo e outras.

Cuidado! Tudo que é exagerado pode desencadear sérias consequências, especialmente quando o assunto em questão diz respeito à saúde. Pessoas que consomem  carne vermelha em excesso diariamente tendem  a sofrer mais de obesidade, diabetes, hipertensão arterial e níveis de colesterol elevados.

O alerta vermelho serve para todos que gostam de escorregar no espetinho durante a semana e enfiam o pé no rodízio de carne de sábado e domingo, ou decidem abocanhar um espeto corrido. Seja lá qual for a sua escolha, é preciso ir devagar com o andor.  O ideal é alternar  o consumo de carnes vermelhas e brancas. A rotatividade diminui a chance de acumular substâncias nocivas ao organismo.

 *Texto produzido com base no artigo produzido no site Minha Vida

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Veja Mais
Destaques da Economia Brasileira (25 a 29/05): Dólar registra alta após sete dias consecutivos de queda. Economia global mostra primeiros sinais de recuperação
Economia global mostra primeiros sinais de recuperação diante da pandemia
Destaques da Economia Brasileira (18 a 22/05): Dólar fecha a R$ 5,58 registrando a menor cotação em 20 dias
Economia Brasileira: Bolsonaro e governadores vetam aumento de salário a servidores públicos. Ibovespa vai a 83 mil pontos e dólar tem forte queda
Destaques da Economia Brasileira (10 a 14/05): No ano, dólar já subiu 45% e Banco Central já não sabe mais como atuar

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar