Conflito Irã x EUA: bombardeio atinge mercado financeiro global

  • 08/01/2020
  • 2
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

bolsas fecham pregam com queda generalizada

Os últimos episódios do conflito entre Irã e EUA, em que o exército iraniano promoveu um ataque contra duas bases militares americanas no Iraque na noite passada, já dão sinais de grande apreensão ao mercado financeiro global, especialmente ao asiático, cujas bolsas fecharam o pregão em queda generalizada.   

Na manhã desta quarta-feira (08), o  índice Nikkei, do Japão, abriu a sessão com recuo de 1,57%.  Na Coreia do Sul, o Kospi  teve queda de 1,11%; enquanto na China continental, o índice Xangai Composto  retraiu 1,22%.

O impacto nas bolsas de valores também pode ser notado em outros mercados financeiros. Na Oceania, os índices da Austrália e da Nova Zelândia também sofreram quedas, enquanto nos Estados Unidos os índices futuros amanheceram no negativo.

O preço do petróleo é que apresentou reação positiva ao subir 4% no mercado futuro por volta de 22h (horário de Brasília) nesta terça (07).

Ataques orquestrados

A ação promovida pelo exército iraniano com foguetes e mísseis, numa retaliação à morte do general Qassim Suleimani, deve mudar radicalmente o panorama no Oriente Médio. O ataque dos EUA, que matou o general iraniano na última sexta (3), tem sido considerado  mais um acontecimento na linha do tempo de uma relação hostil entre Estados Unidos e Irã, que já dura mais de 40 anos e que envolve disputa pelo petróleo, enriquecimento de urânio, domínio no Oriente Médio, crise econômica, entre outros elementos pela rivalidade de poder.

A expectativa para hoje é que o presidente americano, Donald Trump, faça algum pronunciamento oficial – resta saber qual será a reação do republicano frente à movimentação das tropas iranianas.

*Com informações da Infomoney/Reuters

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Veja Mais
Destaques da Economia (16 a 20/11): Anvisa aprova medidas para acelerar registro de vacina, dólar acumula queda na semana
Economia: Dólar engata queda ante real com otimismo sobre vacina e BC no radar
Economia: EUA são deixados para trás após Ásia formar maior bloco comercial do mundo, diz Câmara de Comércio local
Fatores Climáticos: Confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira
Fatores Climáticos: volume de chuva aumenta em parte do país neste fim de semana

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar