Negociações Acordo EUA X China: de um lado otimismo de Trump, do outro Pequim endurece demanda de corte de tarifas

  • 05/12/2019
  • 4
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

A guerra comercial  entre Estados Unidos e China já dura 17 meses. Nesta quinta-feira (05), uma declaração em tom otimista do  presidente dos EUA, Donald Trump, diante do que as autoridades chinesas mantêm sobre eliminar as tarifas existentes  como parte de um acordo provisório, para  amenizar o conflito entre as duas potências, voltou a sacudir o mercado global.  

“Está indo muito bem”, disse o presidente norte-americano à imprensa quando questionado sobre as negociações. Contrapondo sua própria declaração, que abalou  Wall Street,  feita no início desta semana,  Trump sugeriu que o acordo podia ter de esperar até depois das eleições de 2020.

Suas declarações vieram depois que as autoridades chinesas reiteraram sua posição de que algumas tarifas norte-americanas devem ser revertidas para  fase um do acordo.

Em reportagem da Reuters, o porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, disse aos jornalistas que os dois lados procuram manter uma estreita  comunicação.“ O lado chinês acredita que, se os dois lados chegarem a um acordo na fase um, as tarifas devem ser reduzidas do acordo”.

Por outro lado, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, afirmou que negociadores dos dois países, em conversa por telefone na quarta-feira (04),  estão “trabalhando ativamente” para chegar a um acordo. Ele disse que as negociações estão a caminho, mas que os EUA não estão vinculados a um prazo “arbitrário”.

Rodada de Negócios

A morosidade para concluir a fase um para selar o  ‘pacto de paz’ entre as duas maiores economias do mundo,  já se arrasta desde o início de novembro, antes de uma nova rodada de tarifas norte-americana prevista para começar em 15 de dezembro, cobrindo cerca de 156 bilhões de dólares em importações chinesas.

*Com informações da Reuters

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Destaques da Economia (13 a 17/07): Agronegócio segue sustentando o PIB brasileiro com bons indicadores nas exportações
Destaques da Economia (06 a 10/07): Ibovespa se recupera e bate 100 mil pontos, mas aumento de casos de covid-19 limitam a alta
Destaques da Economia (29/06 a 03/07): Recuperação na produção industrial em maio, minimiza o pessimismo da economia brasileira
Destaques da Economia (22 a 26/06): Segunda onda de disseminação do coronavírus volta a alarmar a economia mundial
Previsão do Tempo: nova frente fria provoca chuva com trovoadas e ventania

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar