Fertilizantes: grandes aliados da alta produtividade

  • 05/12/2019
  • 3
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Fertilizantes

Para uma boa produção na lavoura são necessárias a aplicação de diversos tratos culturais, que juntos, irão atingir o resultado esperado do maior potencial produtivo de determinada cultura. Os fertilizantes agrícolas são responsáveis por boa parte desse resultado de produtividade, visto que fazem parte da promoção do bom crescimento e desenvolvimento das plantas.

O plantio da safra 2019/20 está chegando ao seu estágio final em algumas regiões e em outras ainda permanece em um ritmo acelerado das atividades no campo. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as expectativas para a próxima safra, é de que o Brasil atinja uma produção geral de grãos em torno de 245,8 milhões de toneladas.

Para alcançar esses resultados otimistas, os tratos culturais são de extrema importância, a fim de evitar incidência de pragas e doenças, levando à perda da produtividade, mas também o uso de fertilizantes agrícolas, que vão ajudar para que a planta expresse o seu maior potencial produtivo através da dosagem adequada de nutrientes.

Os fertilizantes (adubos) possuem um papel importante na produção de alimentos, mas também, corresponde um dos maiores custos de produção. Metade de todo o fertilizante usado na agricultura brasileira vai para as culturas do milho e da soja.

Fertilizantes podem ser minerais ou orgânicos, naturais ou sintéticos e fornecedores de um ou mais nutrientes. São eles os responsáveis pelo bom crescimento e desenvolvimento das plantas, pois podem fornecer tanto macro quanto os micronutrientes, a depender do tipo e da formulação do produto.

Tipos de fertilizantes (três principais)

Minerais: são extraídos do solo e de minas e passam pela transformação em empresas químicas. Podem ser fornecidos para as plantas como um único nutriente, ou podem ser formulados e fornecidos de forma conjunta.

Orgânicos: são feitos a partir de restos de animais e vegetais e necessitam de transformações de decomposição e mineralização para que os nutrientes fiquem disponíveis e possam ser absorvidos pelas plantas.

Organominerais: São feitos a partir da mistura dos fertilizantes anteriores.

Uso dos fertilizantes

A escolha do fertilizante ideal vai depender muito da sua lavoura e, principalmente, de como está o solo que irá ser semeado. Então, antes de tudo, a análise da área que vai ser plantada precisa ser feita.

Depois disso, a aplicação dos fertilizantes pode ser feita de três formas: diretamente no solo, por meio da irrigação (fertirrigação) ou da pulverização direta nas plantas (também conhecida como adubação foliar). Cada tipo de fertilizante combina mais com uma determinada técnica e a escolha ideal desta pode tornar a aplicação mais eficiente, rápida e barata.

Hoje, a interação entre a fertilidade do solo e os níveis de produtividade das culturas é um objetivo a ser alcançado. Usar os adubos corretos, na dosagem certa, evita o excesso de nutrientes, o que pode ser tão prejudicial para as plantas quanto a sua falta.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido através do texto “Fertilizantes são aliados da alta produtividade” produzido por Francisco Henrique via Canal Rural.

Veja Mais
Acordo inicial entre Estados Unidos e China deve afetar exportações do agronegócio e da indústria no RS
Melhoramento Genético: Qual é a sua importância para a produção de alimentos?
Destaques da Economia (de 13 a 17/01)
Defensivos Agrícolas: Como evitar a deriva na aplicação de agrotóxicos?
Fertilizantes: Petrobrás irá paralisar fabricação de fertilizantes no Paraná

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo