Agricultura de Precisão: Como melhorar os resultados no campo?

  • 05/12/2019
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agricultura de Precisão

Os usos de tecnologias que antes eram exclusividades da cidade estão cada vez mais sendo adaptados para a sua utilização no campo, como forma de buscar o aumento da produtividade das lavouras. A agricultura de precisão foi um dos temas mais debatidos em 2019 e nunca foi ressaltada tanto a sua importância para a otimização de resultados como atualmente. Até 2050 o mundo terá uma população de cerca de 10 bilhões de pessoas e a agricultura de precisão e as tecnologias voltadas para o campo irão auxiliar em 70% o aumento dessa produtividade para suprir a demanda mundial de alimentos.

Recentemente uma pesquisa realizada pela Kleffmann Group e apresentada pela Esalq, com produtores brasileiros de soja, milho e trigo aponta que 45% dos produtores rurais utilizam alguma técnica de agricultura de precisão voltada para as atividades de aplicação de sementes, pulverização e fertilização em doses variáveis, e mapeamento de fertilidade do solo.

A agricultura vem passando por uma série de transformações com o desenvolvimento de máquinas e equipamentos dotados de sensores que geram as mais variadas informações sobre as áreas de cultivo em tempo real, que ao serem analisadas são capazes de evitar perdas e aumentar a produtividade.

Nesse contexto de melhoria da eficiência operacional está a agricultura de precisão, um sistema de gerenciamento que combina tecnologias como processamento de imagens digitais, telemetria e IoT (Internet das Coisas) para prover um completo mapeamento da lavoura.

Sua adoção parte da premissa de que cada pedaço da fazenda é diferente: seja no solo, no relevo, na temperatura, no volume de pragas ou na qualidade hídrica. Portanto, cada área de uma propriedade rural tem necessidades específicas em termos de semeadura, adubação, aplicação de insumos e defensivos agrícolas, por exemplo.

Com todo esse mapeamento, a precisão na agricultura se dá na hora em que uma máquina pode atingir a profundidade correta para o plantio de semente, a pulverização ocorrer apenas onde há ataque de pragas e o volume de irrigação obedecer a necessidade de determinada porção de terra. Levar isso em conta é válido desde o planejamento da produção até a tomada de decisões mais rápidas e seguras no dia a dia.

São incontáveis as vantagens que essa tecnologia oferece ao campo, como: acompanhamento da produção em tempo real, maior respaldo e segurança na tomada de decisão, controle de variação produtiva, redução do impacto ambiental, uso racional de máquinas e equipamentos, economia no uso de insumos, visualização detalhada de cada área da propriedade e criação de histórico de dados da propriedade rural.

No entanto, a implantação da agricultura de precisão na parte de transmissão de dados em tempo real ainda é um dos maiores desafios que o meio rural enfrenta, tendo em vista que em diversas áreas do Brasil o sinal de telefone e muito menos internet chega com qualidade para realização dessas tarefas e para alcançar todo o potencial da agricultura de precisão e chegar a um novo patamar produtivo, depende muito de uma conectividade que possibilite desde o acesso e envio de informações em tempo real da fazenda à sede até o monitoramento da plantação e colheita.

Atualmente as empresas de telecomunicações vêm se associando a diversos institutos de pesquisa e até mesmo aos grandes produtores, para criarem soluções estratégicas que vão atender as necessidades do campo de maneira satisfatória.

Atualmente a área de telecomunicações possui três desdobramentos para levar a conectividade ao campo: via antena, via satélite e pela Internet das Coisas (IoT), através da implantação de transmissores nos implementos agrícolas, o que permite o monitoramento de todo o comportamento e produção agrícola, da plantação à colheita.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido através do texto “Como a agricultura de precisão melhora os resultados no campo” via Agrishow Digital.

Veja Mais
Acordo inicial entre Estados Unidos e China deve afetar exportações do agronegócio e da indústria no RS
Melhoramento Genético: Qual é a sua importância para a produção de alimentos?
Destaques da Economia (de 13 a 17/01)
Defensivos Agrícolas: Como evitar a deriva na aplicação de agrotóxicos?
Fertilizantes: Petrobrás irá paralisar fabricação de fertilizantes no Paraná

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo