Defensivos Agrícolas: Sistema de Plantio Direto de Hortaliças reduz o uso de agrotóxicos

  • 25/11/2019
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

O Plantio Direto (PD) já se tornou um sistema bem difundido no cultivo de grandes culturas no Brasil. Este método aplicado na agricultura brasileira descarta a necessidade de aração no preparo do solo para o plantio, o que reduz drasticamente o consumo de combustíveis fósseis e redução da emissão de CO² nas atividades agrícolas. Além disso, o plantio direto evita a ocorrência de problemas de erosão, justamente por manter a cobertura do solo. O que nem todos sabem, é que o PD também pode ser aplicado no cultivo de hortaliças e como benefício maior, reduz o consumo de defensivos agrícolas. Confira!

O Plantio Direto (PD) é uma prática agrícola conservacionista que consiste na proteção permanente do solo com o uso de palhada. Para isso são utilizadas plantas de cobertura para a formação de biomassa. Entre os principais benefícios do plantio direto estão: a dispensa da atividade de aração para preparo do solo, redução do uso de combustíveis fósseis, já que a atividade de revolvimento do solo não será realizada, melhor retenção de umidade por conta do uso da palhada, além de evitar os riscos de erosão do solo. 

Este sistema já é bastante difundido no cultivo de grandes culturas, como soja e milho. Ou seja, após a colheita do milho, os restos culturais são mantidos nas lavouras e a palhada produzida irá servir como cobertura do solo para que posteriormente seja realizado o plantio da soja. Porém, o que a AF News irá abordar no presente conteúdo, é sobre o uso do plantio direto no cultivo de hortaliças, cujo benefício principal, além de todos já mencionados, é de reduzir o uso de defensivos agrícolas.

Como funciona o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças?

Difundido como uma transição da agricultura convencional para a agroecológica, o PD diminui a utilização de defensivos agrícolas e fertilizantes altamente solúveis, podendo até mesmo eliminá-los por completo das lavouras. O segredo do PD de Hortaliças é promover a saúde da lavoura com práticas voltadas para o conforto das plantas. Isso significa reduzir o estresse relacionado a fatores como temperatura, umidade, salinidade e PH do solo, luminosidade e ataque de pragas e doenças.

“Na nutrição da planta, é preciso seguir as taxas diárias de absorção de nutrientes ajustadas às reservas nutricionais do solo, aos sinais apresentados pelas plantas e às condições ambientais”, diz Marcelo Zanella, engenheiro agrônomo da Epagri. “Se a planta fica mais resistente, exige menos insumos para se desenvolver de forma adequada”.

O sistema prevê uma série de práticas conservacionistas. A principal é a proteção permanente do solo com palhada, utilizando plantas de cobertura para formar biomassa. Além dessas plantas, conhecidas como adubos verdes, são mantidos na área de plantio os restos vegetais de culturas anteriores.

Cada hectare de horta precisa de, pelo menos, 10 toneladas de palha por ano. O revolvimento do solo é restrito à linha de plantio e, nessa área, o olericultor deve praticar rotação de culturas.

Além de proteger o solo, as plantas de cobertura servem de alimento para macro e microrganismos, aumentam a concentração de matéria orgânica, reduzem o surgimento de plantas espontâneas e mantêm a umidade e a temperatura mais estáveis.

“Com a rotação de várias espécies, há redução nos problemas fitossanitários, aumento na biodiversidade e na ciclagem de nutrientes, mantendo e melhorando a fertilidade do solo”, diz Marcelo.

Custos menores

Com a redução do uso de adubos e defensivos agrícolas, o agricultor gasta, em média, 50% menos para produzir hortaliças em SPDH. A melhoria na qualidade e na uniformidade das plantas permite reduzir em 35% as perdas na colheita. Além disso, as taxas de infiltração de água no solo chegam a ser três vezes maiores que no sistema convencional – a redução média no uso de água para irrigação é de 80%.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Conteúdo baseado no texto “Sistema de Plantio Direto de Hortaliças reduz uso de agroquímicos”, veiculado em sua íntegra pela Epagri/A Lavoura.

Veja Mais
Acordo inicial entre Estados Unidos e China deve afetar exportações do agronegócio e da indústria no RS
Melhoramento Genético: Qual é a sua importância para a produção de alimentos?
Destaques da Economia (de 13 a 17/01)
Defensivos Agrícolas: Como evitar a deriva na aplicação de agrotóxicos?
Fertilizantes: Petrobrás irá paralisar fabricação de fertilizantes no Paraná

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo