Fertilizantes: Como fazer biofertilizante para hortaliças?

  • 22/11/2019
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

Epagri de São Miguel do Oeste ensina passo a passo de como fazer biofertilizante. A equipe do Centro de Treinamento da Epagri em São Miguel do Oeste desenvolveu uma receita de biofertilizante que é uma relíquia: há mais de 20 anos ela é usada nas hortaliças dessa unidade e o desempenho das plantas é excelente. Quer saber como fazer o biofertilizante para usar na sua horta? Confira:

O biofertilizante é um dos adubos mais completos, cuja finalidade é deixar as plantas da horta saudáveis e vigorosas. Uma receita de biofertilizante agrícola, existente há mais de 20 anos é produzida por alunos da Epagri de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. 

O biofertilizante para hortaliças foi criado nas dependências da Epagri de São Miguel, há muitos anos em uma capacitação em olericultura, onde através de uma aula prática, os alunos aprenderam a sua composição e modo de preparo do adubo. Esse biofertilizante produzido, também passou a ser utilizado nas culturas de hortaliças cultivadas na Epagri, onde o técnico José Inácio Dalsasso que trabalha há mais de 20 anos no local, começou a perceber os benefícios que o produto tinha, quando aplicado nas plantas.

Veja mais: 

Milho Brasil: Plantio da safra de verão já está encerrado no Paraná

Alta na cotação do milho segue contribuindo para a demanda do farelo de trigo

Também conhecido como chorume, o biofertilizante possui propriedades físico-químicas que favorecem o desenvolvimento das hortaliças, tendo em vista os seus componentes nutricionais, que suprem a necessidade das plantas. E, apesar de ser uma receita fácil, alguns cuidados como coletar o esterco bovino no dia e o revolvimento dos compostos de maneira homogênea, são essenciais para que a incidência de contaminações sejam evitadas.

Receita de biofertilizante para hortaliças

Ingredientes para 100 litros: 30 kg de esterco de bovino fresco; 60 litros de água a 38°C; 2,5kg de cinza; 2 kg de calcário; 2 kg de bórax; 2 kg de melado ou açúcar mascavo; 2 kg de fosfato natural; 2 litros de leite.

Preparo: Diluir os ingredientes em um recipiente limpo. Mexer duas vezes ao dia. O biofertilizante leva 60 dias para ficar pronto no verão e 90 dias no inverno. Misturar, para cada 3 litros de água, um de biofertilizante e aplicar 150 a 200ml por planta.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Conteúdo baseado no texto “Como fazer biofertilizante: passo a passo da receita da Epagri de São Miguel do Oeste”, produzida e veiculada pela Epagri Santa Catarina.

 

Veja Mais
Acordo inicial entre Estados Unidos e China deve afetar exportações do agronegócio e da indústria no RS
Melhoramento Genético: Qual é a sua importância para a produção de alimentos?
Destaques da Economia (de 13 a 17/01)
Defensivos Agrícolas: Como evitar a deriva na aplicação de agrotóxicos?
Fertilizantes: Petrobrás irá paralisar fabricação de fertilizantes no Paraná

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo