Agricultura de Precisão: Multinacional de fertilizantes lança nova ferramenta para agricultura de precisão

  • 20/11/2019
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

A empresa de fertilizantes agrícolas Yara lançou há poucos dias no Brasil, uma ferramenta voltada para a agricultura de precisão chamada de Atfarm, que possibilita os agricultores a monitorarem os dados e gerirem suas lavouras, tomando decisões com base em informações confiáveis e utilizando os fertilizantes de maneira mais assertiva. Confira:

A agricultura de precisão é uma forte aliada quando o assunto é aumento de produtividade e otimização das atividades nas lavouras. Ao longo dos anos, as grandes empresas do setor agrícola passaram a ver que o investimento não apenas em desenvolvimento de produtos, mas em tecnologias, podem favorecer os resultados nas propriedades, o que aumenta os lucros não somente do produtor, mas também dos seus fornecedores.

De olho neste novo cenário, a Yara, multinacional no setor de fertilizantes agrícolas, lançou há poucos dias no Brasil, uma ferramenta de agricultura de precisão chamada Atfarm, que possibilita aos agricultores monitorarem suas culturas e tomarem decisões com base em informações confiáveis e didáticas. 

Com o novo aplicativo, é possível programar o uso de fertilizantes de maneira mais assertiva, evitando desperdícios e reduzindo custos. A solução é de fácil acesso, já que qualquer agricultor que possua um computador poderá monitorar seus talhões e adubá-los em taxa variável de maneira mais eficiente. Além disso, através do aplicativo para smartphones ele pode monitorar seus talhões de qualquer lugar e checar os mapas de aplicação de fertilizantes criados. Isso é possível porque a aplicação disponibiliza imagens de satélite atualizadas frequentemente. O resultado é a maior produtividade, e por consequência, lucratividade.

O Líder do laboratório digital da Yara Brasil, Luis Moreira, esclarece que “Big Data, Internet das Coisas e a análise de dados vieram para ficar na realidade agrícola. Cada vez mais a agricultura digital revoluciona o setor, gerando benefícios para os agricultores e para a sociedade em geral. A era da agricultura 4.0 permite vantagens, como criar valor agregado ao produto, reduzir custos operacionais e agilizar a produção”, conclui.

Como o sistema funciona?

O Atfarm realiza uma combinação de captura de imagens e dados obtidos através da tecnologia dos satélites com o índice N-Sensor - algoritmo desenvolvido com a expertise da Yara em nutrição de plantas e décadas de testes em campo. O aplicativo encontra diferenças no crescimento das culturas – e, com base nisso, os agricultores podem gerar mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável e monitorar suas culturas a qualquer momento. Com o Atfarm, é possível identificar áreas do seu talhão que estão se comportando de maneira inesperada e programar antecipadamente a próxima inspeção, priorizando as áreas que exigem maior atenção. Os mapas de aplicação para adubação em taxa variável podem ser criados em poucos cliques e exportados para o maquinário e também podem ser visualizados no aplicativo para smartphones de qualquer lugar.

Com um pouco mais de habilidade, o usuário também pode desenhar seus talhões em poucos cliques, ou fazer o upload das imagens geradas através de arquivos shapefile (originados, por exemplo, pelo ArcGis). O monitoramento das culturas é feito por meio de imagens da sua biomassa, que estão sempre disponíveis e são atualizadas frequentemente (a cada 3 ou 5 dias) e ajudam o produtor a checar o vigor de suas culturas para planejar a adubação com mais precisão. A visualização dos talhões pelo índice N-Sensor do Atfarm permite averiguar diferenças na biomassa com mais segurança e mostra essas variações de maneira detalhada, mesmo em estágios de crescimento avançados. Portanto, o Atfarm auxilia o agricultor a tomar decisões melhores durante a safra e na detecção de anomalias de crescimento com antecedência

“O time do Atfarm está totalmente focado em ajudar os produtores brasileiros a monitorar suas culturas e aumentar sua produtividade”, diz Rodrigo Moraes, Diretor comercial de produtos digitais na Yara. “Nós aprendemos por meio de pesquisas e trabalhos em campo, como desenvolver a melhor solução digital para o agronegócio brasileiro e trabalhamos constantemente para otimizá-la. Estamos ansiosos para ver os benefícios que o Atfarm trará aos agricultores brasileiros”.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Conteúdo baseado no texto “Yara lança o Atfarm, nova ferramenta para agricultura de precisão”, produzido por Daniela D. Pacheco e veiculado pelo Grupo Cultivar.

Veja Mais
Melhoramento Genético: Qual é a sua importância para a produção de alimentos?
Destaques da Economia (de 13 a 17/01)
Defensivos Agrícolas: Como evitar a deriva na aplicação de agrotóxicos?
Fertilizantes: Petrobrás irá paralisar fabricação de fertilizantes no Paraná
Agricultura de Precisão: Agropecuária também ganhar reforços com novas tecnologias

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo