Arroz melhorado geneticamente usa 15% menos água na lavoura

  • 04/11/2019
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Melhoramento Genético

Uma nova variedade de arroz desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa começou a ser difundida entre os agricultores este ano. Chamado de BRS Pampa CL, a nova cultivar de arroz se destina a Região Sul do Brasil e tem importantes características para o desenvolvimento sustentável da agricultura.

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo e além da sua importância nutricional, sua contribuição para a economia em algumas regiões do Brasil também é de grande relevância, especialmente no Rio Grande do Sul, que produz mais de 70% de todo o arroz cultivado nas lavouras brasileiras.

Por esta razão, pesquisadores da Embrapa, acabaram por desenvolver uma nova variedade de arroz irrigado que demanda 15% menos água. Como nos estados do Sul do Brasil o cultivo principal é do arroz irrigado, essa nova variedade se aplica para estas áreas.

Além disso, por ser uma cultura mais resistente a fungos, é necessária apenas uma aplicação de fungicida. O que reforça a sua viabilidade econômica e ambiental. Nas cultivares convencional que predominam no Rio Grande do Sul, por exemplo, a média de aplicação de fungicidas é de três ou mais aplicações no período, o que eleva significativamente os custos da produção. A BRS Pampa CL é capaz de economizar até R$ 130,00/hectare por conta da redução de aplicação dos defensivos agrícolas.

A nova cultivar foi desenvolvida através do melhoramento genético em uma parceria da Embrapa Clima Temperado (RS) com a Embrapa Arroz e Feijão (GO) e é oriunda da BRS Pampa, por esta razão é que se chama BRS Pampa CL. A variedade BRS Pampa é do grupo de cultivares precoces, cujo ciclo dura em média 118 dias e a produtividade alcança em média 10 toneladas por hectare.

Em números levantados durante a pesquisa constatou-se a eficiência da nova cultivar melhorada geneticamente. Conforme já mencionado, houve a comprovação da sua eficiência de hídrica, que utiliza 15% menos água que outras cultivares, por conta da sua precocidade, já que antecipa em 15 dias a colheita do arroz.

O uso de menos defensivos, em função da sua característica genética de serem mais resistentes as doenças fúngicas, faz com que a BRS Pampa CL economize dinheiro no custo de produção, além de ser mais sustentável ambientalmente.

Foi comprovada também uma menor necessidade de fertilizantes agrícolas (adubação nitrogenada), que vai de 15% a 30%, trazendo maior sustentabilidade econômica e ambiental. Isso se deve ao fato de que a cultivar é mais eficiente na absorção de nutrientes.

Os resultados na colheita também estão sendo bastante satisfatórios, especialmente porque a cultivar está alcançando cerca de 64% grãos inteiros, mas vale ressaltar que a quebra pode variar de acordo com a região, manejo e clima, durante o enchimento do grão. Suas características que foram passadas pelo melhoramento genético apresentam um baixo centro branco, o que torna a cultivar BRS Pampa superior quando comparada as demais cultivares no mercado.

Se tratando de cozimento, a BRS Pampa CL possui amilose alta e baixa temperatura de gelatinização, que significa que a variedade possui uma qualidade culinária, por conta dos grãos ficarem macios e soltos no cozimento.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido através da notícia “Produtores de arroz ganham cultivar que usa 15% menos água na lavoura” veiculada no site da Embrapa.

Veja Mais
Acordo inicial entre Estados Unidos e China deve afetar exportações do agronegócio e da indústria no RS
Melhoramento Genético: Qual é a sua importância para a produção de alimentos?
Destaques da Economia (de 13 a 17/01)
Defensivos Agrícolas: Como evitar a deriva na aplicação de agrotóxicos?
Fertilizantes: Petrobrás irá paralisar fabricação de fertilizantes no Paraná

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo