Agronegócio Brasileiro: A força da mulher no Agro

  • 31/10/2019
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Participantes do 4º CNMA - Imagem por: Giulia Zenidin

O mês de outubro foi marcado pelo 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio que dessa vez contou com a participação de mais de 2 mil mulheres ligadas ao setor, sendo um público recorde de todas as edições. Este cenário mostra o quanto a participação das mulheres rurais no agronegócio está crescendo e que o setor vem aprimorando seus conhecimentos, buscando inovações para aplicar à agricultura.

O agronegócio brasileiro representa 25% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Além de forte e fundamental para a economia do país, as atividades do setor agrícola geram emprego e renda para o campo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Cepea, até 2015 o papel masculino correspondia a 72% neste segmento e as mulheres, por sua vez, ocupavam 28% dos cargos. No entanto, este cenário está mudando por conta do aumento de mulheres empreendedoras que vem tomando frente do agronegócio, evidenciando o papel feminino na gestão das atividades do campo.

Esse avanço na ocupação de cargos e execução de atividades no meio agrícola pelas mulheres foi bastante ressaltado no 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). Com o tema “AGIR – Ação Global: Integração de Redes”, o evento abordou sobre as principais cadeias produtivas do Agronegócio, demonstrando como elas se tornaram mais instantâneas e dinâmicas com o passar do tempo. Ou seja, o meio rural vem passando constantemente por mudanças e inovações.

Uma pesquisa realizada pela Corteva Agriscience com mulheres de 17 países, identificou a necessidade de mais treinamento e capacitação. Para atender essa demanda, a empresa que foi uma das patrocinadoras do evento, desenvolveu a Academia de Liderança das Mulheres do Agronegócio.

Na Academia, as mulheres do agronegócio têm a possibilidade de aprender sobre liderança e empreendedorismo, políticas públicas voltadas para o setor agrícola, além de sustentabilidade e planejamento estratégico. O 4º CNMA foi palco da formação da 1ª turma dessa iniciativa, formando 20 mulheres, que relataram a importância que este projeto teve na vida pessoal e profissional de cada uma.

Em um balanço sobre o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, realizado em sua quarta edição, foi um grande evento que continua abrindo debates sobre os principais desafios e oportunidades das cadeias produtivas do agronegócio no país, envolvendo mulheres agricultoras, pecuaristas, cooperadas e de outras categorias do mundo rural, que têm a oportunidade de trocar experiências e a possibilidade de integrar redes em cadeias produtivas do agronegócio.

O objetivo principal do evento é dar visibilidade para as mulheres do agronegócio, no contexto das cadeias produtivas, considerando temas que fazem parte deste contexto, como consumidor, agroindústria, produtores rurais e tecnologias.

A sustentabilidade e os impactos ambientais que as atividades agropecuárias causam ao meio ambiente também foram bastante ressaltados, visto que ultimamente um volume gigantesco de “fake news” tem assolado o setor. Dessa forma, foram destacadas todas as políticas e leis voltadas ao agronegócio, como meio de se justificar frente à esses acontecimentos.(Veja mais aqui).

A próxima edição do CNMA já tem data marcada e de acordo com o site o oficial do evento a data será entre os dias 27 e 28 de outubro de 2020 no Transamérica Expo Center em São Paulo, mesmo local que recebeu o evento neste ano.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Acordo inicial entre Estados Unidos e China deve afetar exportações do agronegócio e da indústria no RS
Melhoramento Genético: Qual é a sua importância para a produção de alimentos?
Destaques da Economia (de 13 a 17/01)
Defensivos Agrícolas: Como evitar a deriva na aplicação de agrotóxicos?
Fertilizantes: Petrobrás irá paralisar fabricação de fertilizantes no Paraná

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo