"Uber do Agronegócio" deve movimentar 1 bilhão de reais nos próximos 12 meses

  • 24/10/2019
  • 7
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agronegócio

O transporte de cargas de produtos agrícolas conta com cerca de 500 mil motoristas de caminhão nas estradas brasileiras. Há anos o formato de contratação deste serviço funciona da mesma maneira, mas uma empresa de tecnologia para transportes veio com o objetivo de mudar este cenário.

A Sotran, empresa criada em 1985 como uma transportadora, vem há alguns anos realizando pesquisas e desenvolvimento na área de tecnologia para transportes. Através disso, a empresa criou um aplicativo que conecta caminhoneiros, transportadores e empresas do agronegócio, para facilitar a contratação e remuneração dos motoristas que realizam o trabalho de fretes.

Chamado de Tmov, o aplicativo também conta com uma plataforma de pagamentos através de um cartão de débito e o sistema já tem mais de 35 mil usuários ativos. Desde 2016 a empresa vem se desenvolvendo neste mercado através de um aporte de um fundo de investimento norte-americano que fez com que a empresa mudasse de foco e investisse no aplicativo.

A Sotran revela que atualmente 65% dos 400 mil transportes feitos todo ano pela Sotran já são negociados pela plataforma da Tmov e o plano é chegar a 100%. De 500 mil caminhões cadastrados, hoje a Tmov tem 180 mil caminhoneiros cadastrados e faz 2 mil carregamentos por dia.

A projeção esperada de faturamento da Tmov é movimentar 1 bilhão de reais em pagamentos de frete nos próximos 12 meses – a margem de lucro não é divulgada pela companhia.

Um levantamento realizado pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), revela que o Brasil tem cerca de 2 milhões de caminhoneiros e cerca de 500 mil motoristas estão dedicados exclusivamente ao agronegócio.O mercado de transporte rodoviário de cargas, foco da Sotran, movimenta 400 bilhões de reais no país.

Um executivo da companhia, diz que o foco da empresa é trazer inovação ao setor já que “Nesse segmento, a tecnologia ainda está anos atrasada. Os contatos entre motoristas e empresas ainda é feito por telefone ou Whatsapp”. De acordo com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, o Brasil tem cerca de 150 mil transportadoras, com uma média de 7,6 caminhões.

Veja Mais
Defensivos Agrícolas: Ministério registra novos produtos biológicos compostos de microrganismos
Transporte de Cargas: Paradas de descansos em rodovias são certificadas pelo Governo
Fertilizantes Agrícola: Nitrato de amônio na agricultura
Agricultura de Precisão: Tecnologia é aliada no processo de semeadura
Melhoramento Genético: Pesquisas no estado do Paraná para o cultivo de lúpulo

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo