Consumo de fertilizantes no Brasil deve ser recorde em 2019

  • 18/10/2019
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Fertilizantes

Uma boa produtividade nas lavouras estão associadas aos bons tratos culturais. Sendo assim, os fertilizantes são essenciais para os bons resultados no campo. Em 2019 o consumo de fertilizantes no Brasil deve bater o recorde, sendo influenciados principalmente pelas boas estimativas da safra 2019/20.

As vendas dos adubos químicos podem chegar a marca de 36,2 milhões de toneladas no Brasil até o final de 2019. Cerca de 80% da matéria-prima para a sua produção é importada. Os principais nutrientes utilizados na composição dos fertilizantes agrícolas são: nitrogênio, fósforo e potássio e a comercialização da conhecida fórmula NPK deve atingir a marca histórica, segundo as estimativas de indústrias do setor.

O consumo de fertilizantes agrícolas aumentou em 450% nos últimos 30 anos. Neste período, houve um avanço tecnológico muito grande na agricultura brasileira e o país passou a produzir 5 vezes mais alimentos, expandindo somente 1,5 vezes mais as áreas de terras agricultáveis e isso só foi possível também, graças a contribuição dos fertilizantes. No ano de 2018 o crescimento no consumo foi de 4% comparado ao ano anterior.

O Brasil é o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, atrás somente da China, Índia e Estados Unidos e a sua potencial demanda desses produtos, chama a atenção de investidores e indústrias do setor.

Esse mercado atraiu novos projetos pela multinacional norueguês Yara, já que o Brasil corresponde a 25% do faturamento global da empresa. Entre os novos investimentos, está a duplicação do Complexo Industrial de Rio Grande, onde a empresa está instalada no Sul do País. O empreendimento está previsto para se encerrar ao final de 2020 com um custo de 1,5 bilhão, o que ampliará a sua capacidade de produção de 750 mil toneladas para 1,2 milhão de toneladas por ano.

Outras empresas como a Águia Fertilizantes e a Multinacional Mosaic Fertilizantes, estão focadas em expandir suas estruturas e negócios no mercado agrícola brasileiro.

Atualmente o Brasil importa 55% de fósforo, 65% de nitrogênio e 96% do potássio que é utilizado nas formulações dos seus adubos químicos, além de uma menor quantidade de outros macro e micronutrientes.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Defensivos Agrícolas: Ingrediente ativo de herbicida utilizado nos EUA e Austrália é registrado no Brasil.
Agronegócio Brasileiro: China tem planos de investimentos para o agro no Brasil
Defensivos Agrícolas: Ministério registra novos produtos biológicos compostos de microrganismos
Transporte de Cargas: Paradas de descansos em rodovias são certificadas pelo Governo
Fertilizantes Agrícola: Nitrato de amônio na agricultura

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo