Importação: volume de cereais com entrada pelo Porto de Paranaguá cresce 31% nos primeiros nove meses do ano

  • 15/10/2019
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

navios cargueiros

Malte, Cevada e Trigo, estes cereais foram os que mais apresentaram alta nas importações entre os meses de janeiro e setembro de 2019, se comparados a igual período do ano passado, com entrada pelos portos do Paraná. Nos nove primeiros meses deste ano, 385,7 mil toneladas de malte e cevada desembarcaram pelo Porto de Paranaguá. O aumento é de 29% mais volume quando comparados aos nove primeiros meses de 2018, que somou 299,4 mil toneladas dos granéis. Outro granel de importação que apresentou alta no fechamento do período é o trigo: 33% a mais do cereal.

Os 63 navios que atracaram nos Portos estavam lotados de cereais vindos da Argentina, Uruguai, Espanha, da Austrália e Ucrânia. O destino é o próprio Paraná.

A justificativa para tanto volume importado de cevada tem a ver com as condições climáticas. É que durante o último ciclo, a safra nacional de cevada ficou comprometida e para suprir a demanda interna foi necessário importar um volume maior.

No que diz respeito ao malte, a principal hipótese para explicar a entrada de mais volume está no aumento do consumo de cerveja pelo país, no período mais quente do ano, isto é,  entre setembro do ano passado e março deste ano.

Segundo especialistas, o otimismo no consumo de cerveja, especialmente em períodos mais quentes,   é o que teria motivado a compra do cereal importado. Isto porque o Brasil é um país que não produz cevada suficiente para suprir a necessidade da indústria cervejeira.

Algo semelhante acontece com o trigo. De janeiro a setembro, a importação do cereal somou 287,5 mil toneladas. No mesmo período de  2018 o volume foi de 216,7 mil toneladas.

Segundo informações da administração dos Portos do Paraná,  109 navios atracaram  no Porto de Paranaguá para descarregar Trigo, que veio principalmente da Argentina.  

Os três produtos foram descarregados a granel e, em menor volume, em contêineres. Os números registrados dão conta da quantidade de trigo transportada em contêineres: 9,4 mil toneladas. De malte e cevada, chegaram em contêineres pouco da mais de 15 mil toneladas.

*Com informações AEN/Portos do Paraná

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Veja Mais
Agricultura de Precisão: Novas soluções para a cadeia do algodão no Mato Grosso
Melhoramento Genético: Como dobrar a produtividade de alimentos?
Defensivos Agrícolas: Operação Westicida apreende 6 toneladas de agrotóxicos ilegais no Paraná
Destaques da Economia Brasileira (de 04 a 08/11/19)
O que são fertilizantes organominerais?

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo