Expansão do melhoramento genético para atender pequenas propriedades rurais destinadas a bovinocultura

  • 16/09/2019
  • 5
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

Uma parceria entre a Emater de Rondônia e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) está proporcionando uma modernização no atendimento à pequenas propriedades rurais.

Os extensionistas já estão sendo capacitados para prestar assistência aos produtores rurais no melhoramento genético de gado de corte. A proposta visa expandir o atendimento ao produtor rural da agricultura familiar possibilitado a ele, animais de melhor qualidade tanto no rebanho leiteiro quanto no gado de corte.

A melhoria genética do rebanho leiteiro já vem sendo apresentada aos produtores rurais há algum tempo, mas o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética) foi assinado no dia 31 de dezembro de 2018, através de decreto-lei, e proporcionou aos pequenos e médios produtores rondonienses mais facilidade para adquirir animais melhorados e agregar mais valor ao seu rebanho.

Na região cone-sul do estado, a melhoria genética com utilização da Biotecnologia da Fecundação in Vitro (FIV) vem promovendo o melhoramento dos animais daquela região com material comprovadamente de qualidade superior. Há cerca de um ano, sob orientação dos extensionistas da Emater-RO locais, foi enviada uma proposta ao Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio do Leite de Rondônia (Condalron) para aquisição de 500 prenhez de fêmeas bovinas Girolando oriundas de tecnologia in vitro para atender 50 propriedades de produção leiteira de produtores daquela região.

Com grau de sangue ¹/2, 5/8 e 3/4, esses animais estão impulsionando produção leiteira. Mas, nem todos os produtores têm um rebanho leiteiro de grande produtividade, alguns buscam aumentar sua renda com animais para reprodução criando pequeno número de gado de corte.

Veja mais:

A parceria constituída com a ABCZ visa dar assistência ao produtor que, possui uma produtividade de seus animais muita baixa, e não conseguem gerar lucro necessário para sua sobrevivência. Segundo o presidente da Emater-RO “o produtor da pequena propriedade sempre tem ali um bezerro que está engordando, sempre tem, às vezes, uma vaca de corte, então é preciso levar tecnologia, principalmente em genética, para que ele consiga ter mais eficiência nesse setor”.

Para dar prosseguimento à ação, os extensionistas da Emater-RO estão sendo capacitado na técnica de melhoramento genético do rebanho de corte para, em seguida, repassá-las aos produtores rurais de pequenas propriedades. Os cursos ainda estão em andamento e já está prevista, a realização de uma Feira Pró-Genética.

Evento

A feira Pró-Genética acontecerá nos dias 19 a 21 de setembro, em Ji-Paraná, durante a 40ª Exposição Agropecuária, onde serão apresentados dicas e animais zebuínos melhorados e chancelados pelo Pró-Genética. O evento é uma realização da ABCZ em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Emater-RO e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastorial de Rondônia (Idaron), além de instituições financeira e a Associação Rural de Rondônia

Visita da Ministra da Agricultura ao Oriente

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou na manhã do último sábado (14) de um café da manhã com autoridades do Egito para tratar de parcerias comerciais entre os dois países. No encontro, ficou acertado que Brasil e Egito farão uma cooperação técnica para melhoramento genético de gado bovino.

“Ótimas notícias, abertura de mercado, reconhecimento dos produtos brasileiros. Muito boa a reunião, agora vamos aguardar as próximas que espero que sejam tão exitosas quanto esta”, disse a ministra, ao fim da reunião com o general Fayez Abaza, diretor de produção animal da Organização Nacional de projetos de Serviços, órgão responsável pelas compras das Forças Armadas e pela segurança alimentar no Egito. 

A intenção do Egito é criar uma fazenda modelo no Brasil. Uma missão egípcia deverá vir ao país para conhecer experiências da Embrapa e do setor privado. Eles também foram convidados a visitar a feira ExpoZebu, em Uberaba (MG). Além disso, o general disse que quer expandir o comércio com o Brasil comprando mais milho, farelo de soja, alfafa, e gado em pé, além de caprinos. “Esperamos uma relação mais profunda e verdadeira com o Brasil no que se trata dos produtos agropecuários. Espero que a relação seja expandida para outras áreas”, destacou o general egípcio.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Conteúdo baseado na notícia “Parceria visa melhoramento genético de animais em pequenas propriedades” veiculada no site Emater-RO.

Veja Mais
Defensivos Agrícolas: Ministério registra novos produtos biológicos compostos de microrganismos
Transporte de Cargas: Paradas de descansos em rodovias são certificadas pelo Governo
Fertilizantes Agrícola: Nitrato de amônio na agricultura
Agricultura de Precisão: Tecnologia é aliada no processo de semeadura
Melhoramento Genético: Pesquisas no estado do Paraná para o cultivo de lúpulo

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar