Reforço pelo céu: aviões agrícolas sobrevoam Região Amazônica no combate às chamas

  • 28/08/2019
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

aviação agrícola Sindag

Há pelo menos dez dias, o que se vê no céu da Região Amazônica vai muito além da densa cortina de fumaça. É que aviões utilizados para pulverizações em lavouras estão dando um reforço na frota para combater o fogo na floresta.

A informação é do Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), que anunciou nesta semana, que o setor está disposto a mobilizar o maior número possível de aeronaves para atuar em conjunto  com dois Hercules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) e helicópteros engajados no ataque às chamas nos Estados da Amazônia Legal. Além disso, outros quatro Air Tractor permanecem de sobreaviso para entrar em cena, caso solicitados.

Em nota oficial, a entidade informou que quatro aviões  Air Tractor, modelo AT-502B (com capacidade para 1,8 mil litros de água cada), combateram o fogo na Chapada dos Guimarães (MT) e agora sobrevoam a região de Rondônia.

No estado Mato-grossense, as aeronaves passaram por regiões atingidas pelo fogo entre os dias 15 e 19 de agosto. Eles foram deslocados no último fim de semana para Rondônia, onde engrossam a frota de aviões agrícolas contra as chamas.

Segundo o Sindag, os aparelhos são de uma empresa que tem convênio com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Sindicato informa ainda que as afiliadas pretendem preparar mais aviões para combate ao fogo, já que os Estado do Acre, Amazonas, Roraima, Tocantins e Pará pediram ajuda do governo federal para combater os focos de queimada.

A entidade reforçou sua disponibilidade  em  auxiliar no planejamento e logística, caso seja necessário ampliar o número de aeronaves em outras ações no combate às chamas. 

Prerrogativa da aviação agrícola

O combate a incêndios florestais é prerrogativa da aviação agrícola desde 1969 (pelo Decreto-Lei 917, de 8 de outubro daquele ano). O Brasil tem a segunda maior frota de aviação agrícola do mundo e diversos pilotos agrícolas atuam todos os anos nas temporadas de incêndios pelo país.

A prerrogativa da aviação agrícola no combate ao fogo não se limita a atender apenas aos chamados de reservas federais, mas também atua em parceria com o Corpo de Bombeiros dos Estados (principalmente São Paulo) ou ainda chamados por produtores rurais para combater chamas em lavouras.

*Com informações do Sindag

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 

.

Veja Mais
Acordo inicial entre Estados Unidos e China deve afetar exportações do agronegócio e da indústria no RS
Melhoramento Genético: Qual é a sua importância para a produção de alimentos?
Destaques da Economia (de 13 a 17/01)
Defensivos Agrícolas: Como evitar a deriva na aplicação de agrotóxicos?
Fertilizantes: Petrobrás irá paralisar fabricação de fertilizantes no Paraná

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo