Brasil espera abrir mercado de exportações da carne bovina para Japão; tratativas para visita técnica em 2020 já estão bem avançadas, diz ministra

  • 26/08/2019
  • 6
  • Categoria(s): Mercado de Carnes |

exportações de carne

Quatro Estados brasileiros formam o bloco de uma possível abertura de mercado da carne bovina brasileira proposta pela ministra da Agricultura Tereza Cristina ao governo do Japão, são eles:  Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia. É que esses estados fazem parte de um programa para erradicação da doença sem vacinação, e se colocam como candidatos às inspeções japonesas em 2020.

Em reportagem da Agência Brasil, a ministra teria feito a seguinte declaração:  “o Japão costumeiramente importa carne bovina de países livre de febre aftosa sem vacinação e no Brasil só Santa Catarina tem esse status", disse ela em entrevista coletiva após reunião com o ministro da Agricultura japonês, Takamori Yoshikawa.

Segundo a ministra, o Brasil tem avançando nas tratativas. Por enquanto, tudo o que se apurou é que se espera que o Japão envie no ano que vem uma missão para fazer visitas técnicas a produtores locais de carne bovina. Este seria o ponto de partida para  aprofundar possíveis negociações quanto à futuras exportações ao país oriental. A afirmação foi feita por Tereza Cristina na sexta-feira (23), após reunião com um ministro japonês em São Paulo.

De acordo com informações apuradas pela Agência Reuters, o  país do sol nascente  está entre os principais compradores de carne de frango do Brasil, com uma fatia de cerca de 10% das aquisições. O Japão também importa do Brasil  carne suína, mas em  menor volume.

Chance de abertura para outros produtos
Tereza Cristina também listou outros produtos brasileiros, como abacate e material genético, para a busca de abertura do mercado Japonês.

Ainda de acordo com a ministra, o Japão tem interesse em iniciar cooperação entre universidades japonesas e instituições brasileiras de pesquisas com foco na área de alimentos,  como a Embrapa, por exemplo. Segundo descreve a reportagem a  ministra teria afirmado: “os  japoneses prezam muito a segurança alimentar”.

*Com informações da Ag. Brasil e Reuters

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Carne de frango inicia 2020 com cotações em alta
Carne suína: Brasil bate recorde de exportação em 2019
Preço da arroba do boi gordo teve recuo médio de 15% em dezembro, diz levantamento do Mapa
Alta dos preços da carne acelera inflação de dezembro
Balanço Anual de Carnes 2019

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo