
Imagine um bolo gigante, com sabor de inovação, recheado de ideias empreendedoras, com cobertura de oportunidades e uma dose extra de conhecimento. Todos esses ingredientes misturados em uma receita de sucesso, que alimentou 65 mil visitantes famintos por novidades do setor de panificação e confeitaria.
É assim que a edição 2019 da Fipan - Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e Food Business -, a principal feira de negócios da indústria de panificação, confeitaria e de estabelecimentos que atuam no food service (refere-se ao mercado de alimentação fora de casa), pode ser comparada.
O evento, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de julho, em São Paulo (SP), promovido pelo Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão) já conquistou o status que a referencia como a maior Feira do setor na América Latina e a quinta do mundo.
A Feira reuniu profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos.
A Fipan 2019 ofereceu degustações, palestras, e possibilitou aos inscritos participarem de cursos de capacitação e aprimoramento realizados pela FIESP, SENAC E IDPC – escola técnica de panificação e confeitaria mantida pelo Sampapão.
Com foco na indústria panificadora, uma ensacadora de pães de forma que embala 25 pães por minuto (1500 por hora) foi a sensação. Ela custa a partir de R$ 100 mil e substitui até 12 funcionários. O objetivo do equipamento não é diminuir as vagas do setor, mas acabar com um problema que afeta muitos profissionais da área: LER/Dort.
Outra inovação que atraiu olhares do micro e pequeno empreendedor veio de uma fabricante famosa de panelas automáticas, que é especialista na produção de cremes, geleias, recheios de bolos e doces de festas.
Este ano, a companhia lançou um modelo de tamanho mais compacto, de 4,7 kg, para esse público. A unidade custa a partir de R$ 1.500, dependendo da região.
Sabor Belga
Para os ‘chocólatras’ de carteirinha, já imaginaram aquele recheio irresistível e aquela cobertura cremosa para bolos de chocolate belga pronto para aplicação em bolos, tortas e bombons, além da massa pronta para enrolar brigadeiros? Pois esse é o mais novo lançamento de uma marca famosa, mais que não estará disponível no varejo, ao menos por enquanto, e sim pelos canais de venda.
Novidades não faltaram! Afinal, a edição deste ano da Fipan contou com 450 expositores, que transformaram o Expo Center Norte em uma grande vitrine, voltadas à atualização, tanto na área técnica, quanto na área de aperfeiçoamento profissional, que incluíram performances e demonstrações de produtos.
Presença Vip
O evento também contou com forte visitação internacional, com a presença de empresas da Itália, Portugal, Espanha, França, Turquia, México, Polônia, Lituânia, Taiwan, Holanda e China e representantes da IBIE – maior feira de panificação dos Estados Unidos –, que trouxe uma comitiva para evidenciar o potencial do mercado brasileiro da panificação, promovendo a assinatura de diversos acordos bilaterais.
Fonte: Fipan
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