Agricultura de Precisão: Você sabe como Internet das Coisas (IoT) pode ajudar na agricultura?

  • 24/07/2019
  • 6
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Internet das Coisas - IoT - Agricultura de Precisão

A demanda por alimentos vem aumentando a cada ano, com isso, os desafios para se produzir comida em larga escala sem causar grandes impactos ao meio ambiente vão se tornando mais complexos. Deste modo, a agricultura de precisão tem como seu foco principal otimizar os processos e a produtividade da lavoura...

Entre as ferramentas que a agricultura de precisão utiliza para melhorar os resultados a campo, está a Internet das Coisas, uma área voltada a engenharia de telecomunicações que utiliza sensores e transmissão de dados para mapear e monitorar as áreas agrícolas e seus respectivos resultados.

Atualmente, são diversas as máquinas que se já se comunicam sem interferência humana, realizando a troca de dados via rede desempenhado importantes atividades no campo. E a expectativa é que num futuro próximo, mais equipamentos agrícolas tenham sensores acoplados e conectados a internet para dar mais ainda agilidade aos processos de plantio, colheita, entre outros. O foco da inteligência artificial aplicada à agricultura é poder melhorar os processos produtivos apoiando a tomada de decisão pelo agricultor, reduzindo custos e aumentando o rendimento da propriedade.

A internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) vem expandindo o seu mercado e só no ano passado no Brasil, estimasse que a receita ligada ao setor foi em torno de US$ 8 bilhões (IDC).

Um dos conceitos ligados à tecnologia da internet das coisas é a criação das fazendas inteligentes. As “smart farms” integram os sensores instalados nas máquinas agrícolas com a modalidade de obter diversas informações que possam orientar as mudanças no campo de maneira correta e eficiente. Com os dados obtidos é possível realizar a analise de solo, corrigindo a acidez, verificando os percentuais de umidade e capacidade de campo, porosidade, tudo de forma que propicie a melhor tomada de decisão em relação a implantação de uma cultura.

Veja mais:

Conheça mais sobre o melhoramento genético de plantas e seus desafios para aumento da produtividade agrícola

Agricultura de Precisão: Saiba como os drones auxiliam na otimização de resultados na lavoura

Um dos departamentos da Embrapa, denominado Embrapa Informática Agropecuária, vem coordenando pesquisas voltadas ao desenvolvimento do IoT na agricultura e uma pesquisadora participante do projeto diz: “O avanço na área de agricultura de precisão, com sensores instalados nos equipamentos e conectados em rede, indica que a agricultura do futuro deverá ser cada vez mais apoiada pelo conhecimento científico.

O campo de experimentação da Embrapa Informática Agropecuária está instalado no campo experimental da Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna, SP. O objetivo é que empresas e startups do setor façam parcerias com a instituição realizando ensaios a campo com o uso de sensores, equipamentos, softwares, dados e modelos capazes de trazer avanço ao agronegócio.

Entre os desafios da pesquisa agropecuária no Brasil, está a descoberta de soluções de IoT para a agricultura tropical e também aos problemas de conectividade e cobertura de rede no campo, o que pode limitar neste atual cenário, o uso da internet das coisas.

No ano de 2017, o governo lançou o Plano Nacional de Internet das Coisas, buscando acelerar a implementação da IoT em quatro áreas prioritárias: cidades inteligentes, saúde, agricultura e indústria. Se a implementação for confirmada, o impacto econômico será de US$ 21 bilhões de receita a mais na agricultura até 2025.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Texto publicado com base no conteúdo da Embrapa - Internet das coisas pode ajudar a melhorar produtividade agrícola

Veja Mais
Fertilizante organomineral: entenda os benefícios e como eles podem aumentar a produtividade
Melhoramento Genético: Pesquisador da UFV desenvolve metodologia para fenotipagem de plantas utilizando imagens de drones
Agronegócio Brasileiro: Saldo comercial do agronegócio brasileiro bate recorde em 2020, aponta CNA
Defensivos Agrícolas: Países europeus demonstram preocupações com gergelim da Índia
Tecnologia Agrícola: Sistema é capaz de prever com uma semana de antecedência ocorrência de pragas

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo