Dia do Padeiro: um gesto de generosidade ligado à origem da data

  • 10/07/2019
  • 8
  • Categoria(s): Derivados de Trigo |

Os profissionais que, literalmente, colocam a mão na massa para garantir as primeiras fornadas de pão quentinho na mesa dos consumidores brasileiros todas as manhãs, pulam antes do sol raiar para enfrentar o batente. Entre uma sovada e outra da rotina puxada, os padeiros do Brasil comemoraram o seu dia, na última segunda-feira (8), com a mesma receita de amor à profissão, que leva os seguintes ingredientes: um punhado de farinha no coração, fé para acreditar em dias  melhores, água para matar a sede de justiça e uma pitada de força de vontade para que o pãozinho nosso de cada dia seja o  alimento que nunca falte nos lares das famílias.

A receita é praticamente uma oração. Aliás, você sabia que a origem desta data comemorativa tem tudo a ver com uma história acontecida em Portugal, de Santa Isabel, que é a padroeira dos panificadores e padeiros? Essa história ocorreu há 686 anos atrás.

Pois então, nessa época de império da coroa portuguesa, Portugal passava por um período de fome devastador, que atingiu todas as classes sociais.

A rainha Isabel, casada com o rei Dom Diniz,  era uma mulher muito generosa. Na tentativa de solucionar o problema, ela mandou empenhar suas joias e com o dinheiro encomendou trigo em lugares longínquos para abastecer o celeiro real português.

E manteve, dessa maneira, um sigiloso costume de distribuir pães aos pobres em momentos de crises, nem mesmo o rei sabia dessa atividade de caridade da rainha.

Reza a crença, que numa certa vez,  ao sair  para a distribuição, inesperadamente, a rainha deu de cara com o rei pelo caminho, e com medo da censura do marido, ela enrolou os pães no avental para escondê-los. O rei, intrigado com a postura da esposa, perguntou o que havia no avental.

A rainha Isabel, com medo da repreensão disse que se tratava de rosas. O rei, contudo, não acreditou. Desconfiado, insistiu para que ela abrisse o avental. Para a grande surpresa de todos,  muitas rosas vermelhas foram caindo ao chão.

O rei, muito emocionado, não se conteve de emoção, beijou as mãos de sua esposa enquanto os súditos famintos ao redor gritavam que havia acontecido um grande milagre.

Santa Isabel é reconhecida como a padroeira dos padeiros. Na data, 08 de julho, também é comemorado o Dia de Santa Isabel.

A equipe da AFNews parabeniza a todos os padeiros deste imenso Brasil, que honram seus aventais com paixão e orgulho da profissão.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Farelo de Trigo: Indústrias de ração com índices no limite, poderão ir buscar novas alternativas
Farinha de Trigo: Moinhos operam com cautela em cenário sem precedentes e com preocupações na demanda
Farelo de Trigo: Baixa oferta do produto aumenta os índices em mais uma semana
Farinha de Trigo: Setor tem necessidade de novos reajustes diante aos custos elevados de produção
Farelo de Trigo: O que levou o preço do derivado de trigo a ficar próximo da tonelada do milho?

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar