Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 19/6/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Trump intensifica a guerra comercial entre EUA e China, e preços da soja despencam na CBOT

O Ministério do Comércio da China disse que os EUA iniciaram uma guerra comercial e que não tem medo de revidar. Confira!

De AF News Análises

Por Maíra Laskoski

As previsões climáticas favoráveis reforçaram as perspectivas de produção de soja nos EUA. O relatório USDA divulgado ontem (18/06) apontou 73% da soja em condições boas a excelentes, um ponto abaixo da semana anterior, mas bem acima dos 67% de um ano atrás. O plantio avançou 4% em uma semana, alcançando 97% das áreas plantadas.

Após cair drasticamente nas últimas duas semanas devido ao clima e às tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, a soja voltou a subir levemente na segunda-feira (18/06).  O contrato para jul/18 teve a maior valorização 0,33%, fechado em US$908,50 cents/bushel.


CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NA CBOT


O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na semana passada fortes tarifas de US $ 50 bilhões em importações chinesas, e a China rebateu, anunciando tarifas de 25% sobre 659 produtos americanos, incluindo soja, a partir de 6 de julho.


Todavia, na madrugada de segunda para terça o mercado da soja despencou, depois que o presidente Trump pediu ao representante comercial dos EUA que encontrasse outros US$ 200 bilhões em mercadorias chinesas, sobre as quais ele poderia impor tarifas. O Ministério do Comércio da China disse que os EUA "iniciaram uma guerra comercial" e que não tem medo de revidar.


Os contratos futuros de soja para entrega em julho caíram 22 centavos de dólar/bushel durante a noite no Chicago Board of Trade.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.