Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 06/11/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Disputa comercial entre China e EUA sinaliza possível retomada de tentativa de resolução

Confira, com exclusividade, a Tabela AFNews de preços da soja em grão, óleo e farelo na CBOT!

De AF News Análises

Por Maíra Laskoski

Um tweet do presidente Donald Trump despertou as esperanças de que a guerra comercial entre os EUA e a China encontraria alguma resolução, sugerindo  que que conversas sobre disputas comerciais com sua contraparte chinesa serão retomadas.

A notícia chega em boa hora para os EUA, cujos embarques vinham sendo prejudicados com o resultado da disputa comercial entre as duas principais potências econômicas do mundo. Até o momento, as exportações acumuladas da nova campanha 2018/19, iniciada em 1º de setembro, somam 7,5 milhões de tons, bem abaixo dos 12,1 milhões que foram embarcados no mesmo patamar do ano anterior. Na última semana, as vendas de soja norte-americana para exportação aumentaram 86% na semana, mas foram 34% menores em relação ao último mês.

Depois de duas boas altas consecutivas nos últimos dias da semana passada, o mercado agora corrige parte desses ganhos. Na segunda (5) os futuros da soja foram menores, com o pregresso da colheita nas lavouras dos EUA.


CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA EM GRÃO, ÓLEO E FARELO NA CBOT

A colheita da soja nos EUA avançou para 83% até o dia 04, incremento semanal de 11%. Todavia, apesar do significativo avanço proporcionado pela estiagem, a colheita está bem abaixo da média de 89% nos últimos quatro anos e em igual período do ano anterior.


O mercado internacional segue atento às informações sobre a possibilidade de um acordo entre China e EUA, principalmente às vésperas das eleições de meio mandato nos EUA, que acontecem nesta terça-feira (6), com fortes indícios que uma maioria de opositores de Trump serão eleitos, incentivando com que o atual presidente estadunidense busque maneiras de cativar o eleitorado nesta reta final de campanha. Logo, o momento especulativo na soja pode ser uma jogada política para restaurar a popularidade do republicano no meio agrícola.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.