Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 19/7/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Saca da soja se consolida em patamares elevados de preços e expectativa de vendas para a China aquece o mercado

Confira, com exclusividade, a Tabela AFNews de preços da soja nas principais regiões produtoras e na BM&F Bovespa!

De AF News Análises

Por Maíra Laskoski

Para o benefício do Brasil, há expectativas de que a retaliação chinesa, em resposta às tarifas dos EUA, possa degringolar o volume de exportação de soja dos EUA. O USDA estimou as exportações estadunidenses em 55,52 milhões de tons de soja, retração de 6,8 milhões de tons e projetou estoques de fim de safra no maior nível já registrado: 15,77 milhões de tons.

Este contexto projeta o Brasil como o líder mundial em exportações de soja, 75 milhões de tons, e a China em potencial para se tornar o principal comprador da oleaginosa brasileira. Enquanto isso, o declínio nos preços da soja dos EUA, desde o final de maio, compensa a atratividade do Brasil.

Os preços da soja no mercado nacional foram impulsionados pela demanda chinesa, bem como pelo aumento dos custos do transporte, ligados ao tabelamento do frete.

No Rio Grande do Sul a saca da soja (60kg) valorizou 3,5% na semana, no Mato Grosso valorização semanal de 2,6%. O Indicador ESALQ/Cepea Paranaguá subiu 1,6% na semana, e para o Paraná valorização de 1,8%.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NA BM&F BOVESPA


No Mato Grosso, estado detentor da maior produção de soja do país, a oferta de soja da safra 2017/18 foi elevada para 32,9 milhões de tons e a demanda foi aumentada em 1,49%, prevista em 32,43 milhões de tons. A exportação foi a principal variável a contribuir para esta perspectiva, em vista da ampla produção no Estado e do cenário internacional atual entre China e Estados Unidos, está prevista em 18,63 milhões de tons de soja.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.