Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 08/12/2017 - Atualizado em 02/10/2013h46

La Ninã provoca mudanças significativas de temperatura e chuva nos próximos meses

Os modelos de previsão do ENOS indicam que o fenômeno...

De AF News Análises

La Niña
Os modelos de previsão do ENOS indicam que o fenômeno La Niña segue em pleno desenvolvimento no Pacífico Equatorial e atingirá sua maturação nos meses de dezembro e janeiro. O La Niña é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Assim como o El Niño, sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura.
Em geral, episódios La Niñas têm frequência de 2 a 7 anos e duração de aproximadamente 9 a 12 meses com raros episódios de duração acima de 2 anos.
Após o primeiro episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ocorrido na segunda quinzena de novembro, iniciou-se o período mais chuvoso na grande área central do Brasil. Com o estabelecimento das chuvas mais regulares nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, os acumulados de precipitação no início de dezembro já estão próximos de 200 mm em várias localidades. Os alertas de tempestade estão ocorrendo com grande frequência nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, principalmente para o estado de Minas Gerais.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.