Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 27/9/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Dólar e demanda externa aquecida sustentam preços da soja no mercado nacional

Confira, com exclusividade, a Tabela AFNews de preços da soja na BM&F e nas principais regiões produtoras!

De AF News Análises

Por Maíra Laskoski

SAFRA 2018/19

O plantio da nova safra de soja no Paraná avançou para 18% nesta semana, com 100% das lavouras em boas condições, as quais estão com 72% em fase de germinação e 28% em desenvolvimento vegetativo. A produção de soja no Estado está estimada em 19,596 milhões de tons, e 15% da produção já foi comercializada.

No Mato Grosso, com o encerramento do vazio sanitário na última semana os produtores mato-grossenses iniciaram a semeadura da nova safra de soja no Estado, e com um ritmo acelerado nos trabalhos a campo, se comparado ao da última safra. Na última sexta-feira (21/09), o Imea divulgou que 79,58 mil hectares foram semeados, representando 0,83% da área total.

PREÇOS

Os preços nacionais da soja continuam encontrando suporte no dólar e na alta demanda internacional. A guerra comercial entre a China e os EUA diminuiu as exportações norte-americanas e incentiva as exportações brasileiras. Além disso, o aumento dos prêmios nos portos também é um fator preponderante para aquecer as exportações.


Os preços da soja bateram em uma de suas máximas do ano para o produto disponível: R$ 98,00 por saca nos portos. A cotação é a melhor da temporada e motivou novos negócios. Para a soja da safra nova, a referência foi a R$ 89,00 e também estimulou os sojicultores a irem a mercado travar parte do produto 2018/19.


CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NA BM&F

Contudo, a alta dos fretes ainda prejudica a comercialização interna. Nos 14 dias úteis de setembro o Brasil exportou 3,192 milhões de tons, retração de 4,934 milhões de tons em comparação a agosto. No comparativo a igual período de 2017, o volume exportado é de 1,080 milhão de tons a menos.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.