Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 17/10/2017 - Atualizado em 02/10/2013h46

CESB abre inscrições para 10ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja

Evento tem como objetivo ampliar a produtividade de soja de forma sustentável, aumentar a eficiência das lavouras e estabelecer novos padrões de produtividade

De AF News Análises

A alta produtividade da soja de forma sustentável será, pela 10ª vez, o objetivo do Desafio Nacional de Máxima Produtividade promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Desde o início de outubro, as inscrições podem ser realizadas pelo site www.cesbrasil.org.br. O produtor rural pode inscrever as áreas de cultivo nas categorias de plantio irrigado e não irrigado. O vencedor do Desafio será conhecido no final do primeiro semestre de 2018.
Após uma década o evento se tornou tradicional entre os sojicultores. No ano passado o paranaense Marcos Seitz colheu 149,08 sacas por hectare (sc/ha), e tornou-se bicampeão do Desafio em quatro participações consecutivas, além de estabelecer o novo recorde nacional de produção de soja em áreas auditadas. Na safra 2012/2013 Seitz foi campeão com a produção de 110,5 sc/ha, resultado que à época também se tornou recorde nacional.
O Desafio de Máxima Produtividade estimula os produtores a usar a área inscrita como um grande laboratório, onde os resultados e as tecnologias podem se tornar viáveis economicamente e utilizadas nas áreas comerciais de produção. “O Desafio nasceu como uma fonte de inspiração para todos os sojicultores do Brasil. Nosso propulsor é a demanda crescente por alimentos no planeta. Ano a ano, os produtores rompem patamares de produtividade, o que demonstra que a rede de conhecimento estabelecida no prêmio é muito significativa", comenta o presidente do CESB, Nery Ribas.
CESB 10 anos
O CESB comemora nessa Safra 10 anos de atividade e nesse período o aumento da produtividade foi visível. No primeiro Desafio realizado pelo Comitê, no final da década passada, o título foi conquistado com uma produção de 82,8 sc/ha. Na safra 2016/2017 o campeão registrou a marca recorde de 149,08 sc/ha.
Comparando os dois resultados, a evolução da produtividade alcançada pelos campeões está na casa de 80%, e o número de áreas dedicadas ao Desafio demonstra que o interesse do produtor aumenta a cada ano e que ainda existem ganhos a serem alcançados. “Conseguimos demonstrar que é possível produzir mais, com mais eficiência. Isso fixa a família do produtor no campo e gera mais alimento no mesmo espaço de terra, já que diminui a abertura de novas áreas”, comenta Ribas.
A evolução do interesse do sojicultor no evento também pode ser demonstrada pelo número de inscritos no Desafio. Na primeira edição foram 140 participantes; no ano passado mais de 5 mil produtores de soja se inscreveram. Isso possibilita ao Comitê o acesso direto a 10% da área plantada de soja no Brasil. Na safra 2017/2018 a expectativa é que o número de inscritos seja ainda maior. No ano passado, o evento recebeu inscrições de 14 estados, 642 municípios e mais de 5 mil produtores.

Fonte: CESB
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.