Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 06/11/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Brasil exportou mais de 55 milhões de tons de soja à China neste ano

Confira, com exclusividade, a Tabela AFNews de preços da soja na BM&F e nas principais regiões produtoras!

De AF News Análises

Por Maíra Laskoski

O ritmo de venda da soja brasileira para exportação, bem como das vendas antecipadas da nova safra (2018/19), foi enfraquecido pela oscilação do dólar que pressionou a paridade de exportação.

O lado comprador também mostra postura pouco agressiva nas aquisições, pois aguardam por menores preços, fundamentados no clima favorável à cultura da soja nos EUA, Brasil e Argentina.

No mês de outubro o Brasil exportou 5,353 milhões de tons de soja, 743 mil tons a mais que em setembro e quase 3 milhões de tons a mais que em outubro/17. Com isso, as exportações brasileiras de soja acumularam nos 10 primeiros meses de 2018 cerca de 74,5 milhões de tons, destes, 55,06 milhões de tons foram enviadas à China. As compras chinesas mantiveram atipicamente forte as exportações da oleaginosa brasileira em outubro.

Produtores do Brasil já plantaram 60% da área estimada com soja em 2018/19, em ritmo recorde para esta época do ano, favorecidos por boas condições climáticas, o que permitirá uma colheita com início mais precoce, a partir da segunda quinzena de dezembro. A antecipação da colheita poderá aliviar a escassez de soja após exportações recordes do Brasil neste ano. As vendas externas deverão deixar os estoques finais em 2018 entre os menores da história.


Quanto aos preços no mercado interno, estes iniciaram o mês de novembro em alta, motivados pelo crescimento das cotações em Chicago e pela possibilidade do retorno ao entendimento entre os EUA e a China.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NA BM&F
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.